Márcio Bernardes Titulo
Saudade e frustração

Corria 1994. Ano da Copa dos Estados Unidos. Ano da eleição de Fernando Henrique Cardoso.

Por Especial para o Diário
29/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Corria 1994. Ano da Copa dos Estados Unidos. Ano da eleição de Fernando Henrique Cardoso. Ano de alegria e desconfiança com o Real que veio para estabilizar a economia e acabar com aquela insuportável inflação.

Paulo Maluf era o prefeito de São Paulo. Ele resolveu bancar uma maratona na cidade com transmissão da Rede Globo. E ainda exigiu Galvão Bueno como seu locutor.

No percurso, o corredor e as câmeras, obviamente, deveriam passar por suas principais obras. Cingapura, túneis, pontes, entre elas.

A saída aconteceu defronte ao Estádio do Pacaembu. O trajeto era horroroso. Passava pelo Minhocão, pegava uma subida insuportável da Avenida Sumaré, entrava na USP, passava pelo túnel da Juscelino sob a Santo Amaro. A chegada aconteceu no Ibirapuera. Felizmente, depois de 15 anos, fizeram um percurso mais bonito, alegre e estimulante.

A febre das corridas ainda não estava estabelecida como agora. Mas meus amigos e eu não deixamos de prestigiar a prova. Treinamos cinco meses e fizemos parte da história.

Quem gosta de corrida, maratonas e é amador como nós, sabe que a simples participação em uma maratona nos oferece o doce sabor da vitória. Vitória da persistência e resistência. Vitória da determinação e coragem. Porque correr 42.195 metros não é fácil.

A corrida e a ideia pegaram! E se desdobraram em uma provinha de dez quilômetros. Agora inseriram uma prova de 25. Não importa a distância. Para nós, corredores, vale a festa, a saúde, o prazer e a medalha, igual para todos.

Nos últimos três anos, envolvido com diversos problemas de saúde não pude mais correr a Maratona de São Paulo. O esforço é grande e o tempo de treinamento longo.

Para não deixar de participar, mesmo indiretamente, estarei na largada neste domingo, na Ponte Estaiada. Depois irei de carro a outros quatro ou cinco locais do trajeto. Vou gritar e incentivar aqueles que encontrar.

COPA DO BRASIL E LIBERTADORES

Corinthians e Internacional começaram bem, como se esperava, a semifinal da Copa do Brasil e entram no segundo jogo como favoritos.

Já na Libertadores, o Cruzeiro venceu o São Paulo, que no entanto, precisa apenas ganhar por 1 a 0 para se classificar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;