Cena Política Titulo
Tietagem sindical

Os movimentos sindicais brasileiros, principalmente dos realizados nos anos 1970 e 1980 no Grande ABC, são referência de conquistas de benefícios a trabalhadores

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
02/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os movimentos sindicais brasileiros, principalmente dos realizados nos anos 1970 e 1980 no Grande ABC, são referência de conquistas de benefícios a trabalhadores. A experiência e as estratégias de negociação estão sendo alvo de cobiça de dirigentes da UAW (United Auto Workers), sindicato internacional do setor automobilístico dos Estados Unidos. Ontem, a entidade que representa os metalúrgicos no Grande ABC foi sede de reunião com os integrantes da instituição norte-americana, dentre eles o ator Danny Glover, mundialmente conhecido por ter estrelado o filme Máquina Mortífera. Os ex-sindicalistas e hoje prefeitos Carlos Grana (PT-Santo André) e Luiz Marinho (PT-São Bernardo) fizeram questão de participar do encontro. Marinho, inclusive, mostrou-se ansioso para o evento, cobrando de Grana rapidez na entrevista que concedia a jornalistas após reunião do Consórcio Intermunicipal. O chefe do Executivo são-bernardense saiu sem falar com a imprensa, preocupado com o horário do compromisso que tinha com os companheiros do exterior. Resta saber se o interesse era realmente debater a situação sindical que preocupa Glover. O astro norte-americano está empenhado em garantir o direito de sindicalização dos trabalhadores da montadora japonesa Nissan, que estaria proibindo os funcionários de se inscrever em entidades de representação. Durante o encontro com o ator, as redes sociais dos prefeitos e assessores foram forradas de fotos com a estrela, acrescentadas de informações sobre o objetivo de sua vinda ao Brasil. Acostumados a serem tietados, os políticos desta vez tietaram.

Conversa

Presidente do PMDB de Santo André, Nilson Bonome se reúne hoje com a secretária de Saúde de Rio Grande da Serra, Regina Maura Zetone. A médica foi candidata a prefeita de São Caetano em 2012 e, após a derrota para Paulo Pinheiro (PMDB), foi indicada por lideranças do PSDB para atuar em Rio Grande. Ela deixou o PTB em abril e ainda está sem partido. Será que terá convite para engrossar as fileiras peemedebistas?

Ajuda

Atual secretário de administração e Finanças da Câmara de Diadema, o ex-vereador João Merenda (PPS) está internado no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ele se recupera de série de infartos há duas semanas. Deve operar nos próximos dias. Ele precisa de doadores de sangue. Os interessados em ajudá-lo devem procurar a presidência do Legislativo, que tem informações sobre como proceder.

Apagada

Após ganhar notoriedade política, a secretária de Educação de Santo André da gestão passada, Cleide Bochixio (PSDB) mantém atuação discreta como coordenadora de gestão dos recursos humanos da Pasta estadual de Educação. A tucana foi cotada para ser vice no projeto de reeleição do prefeito Aidan Ravin (PTB), no ano passado, mas a dobrada não se concretizou porque o PSDB aderiu à campanha de Raimundo Salles (PDT) ao Paço. Depois, foi inscrita na chapa de vereadores, mas retirou seu nome.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;