Setecidades Titulo Educação
Fundação estuda abrir curso
de Medicina em S.Bernardo

Outras quatro instituições privadas de Ensino
Superior demonstraram interesse, diz Prefeitura

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
28/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A FUABC (Fundação do ABC) estuda abrir curso de Medicina em São Bernardo já em 2014. A decisão foi anunciada pelo presidente da entidade mantenedora da instituição, Maurício Mindrisz. “A Prefeitura manifestou interesse em formar médicos na cidade e queremos saber se podemos ser parceiros nisso. Acho possível ajudar devido ao conhecimento que temos da região.”

O curso em questão seria o segundo da fundação na refião, que mantém a FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), em Santo André. São cerca de 600 estudantes matriculados na modalidade e cerca de 100 médicos formados por ano.

Na segunda-feira, presidência, professores e alunos da FMABC reuniram-se com a Secretaria de Saúde de São Bernardo para tratar do assunto. “É certo que nossa cidade terá pelo menos uma faculdade de Medicina e gostaríamos muito que fosse a Fundação, mas cabe a ela tomar a decisão. A necessidade da implantação do curso é uma decisão tomada pelo prefeito a pedido da população”, explicou o secretário da Pasta, Arthur Chioro.

Segundo o secretário, além da Fundação, mais quatro instituições de Ensino Superior já entraram em contato com a Prefeitura demonstrando interesse em abrir o curso. “O maior município do Grande ABC necessita do serviço e a nossa rede também, agora com o Hospital de Clínicas. É um prato cheio para essas instituições. O processo de validação da universidade com o MEC (Ministério da Educação) não depende da Prefeitura, mas esperamos que a faculdade já comece a pelo menos ser instalada no ano que vem. A iniciativa certamente ajudará muito na fixação de profissionais em São Bernardo”, observa.

A abertura de cursos voltados à área médica pelo País é uma das propostas do Ministério da Saúde para que a suposta falta de médicos seja suprida. Em março, o ministro Alexandre Padilha, em entrevista ao Diário, reconheceu que o Grande ABC tem potencial para a instalação de mais uma faculdade de Medicina. Atualmente o Brasil tem, em média, 1,8 médico para cada 1.000 habitantes, número inferior a países como Venezuela (1,9), México (2,4), Argentina (3,2) e Cuba (6).

O Brasil tem cerca de 388 mil médicos, 55% deles vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Os dados são do Cremesp (Conselho Regional de Medcina de São Paulo) e mostram que o Estado conta com 114 mil profissionais.

Alunos protestam contra iniciativa

Apesar da FUABC (Fundação do ABC) e a Prefeitura de São Bernardo terem objetivos comuns quanto à implementação de uma faculdade de Medicina no município, os futuros médicos que estudam na FMABC, em Santo André, não estam contentes com a possível parceria.

Na manhã de ontem, cerca de 350 alunos e professores do curso de Medicina paralisaram as aulas para protestar contra possível abertura do curso na cidade vizinha.

A presidente do diretório acadêmico do curso, Alexandra Messa Cirlinas, diz que a manifestação aconteceu porque os estudantes acreditam que não há necessidade de mais uma unidade na região. “Queremos mostrar que não é possível ter outro cursos se o de Santo André não tem infraestrutura e investimentos suficientes para o desenvolvimento do ensino”, explica.

Para resolver a questão, os estudantes acreditam que existam outros meios. “Se o argumento usado para abrir a unidade é a falta de médicos, basta abrir mais vagas e melhorar as condições para atender a demanda”, argumenta Alexandra.

Tanto o presidente da FUABC, Maurício Mindrisz, como o secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, estranharam a reação dos alunos. “O diretório acadêmico participou da reunião na segunda-feira e pediram apenas esclarecimentos na proposta”, contou Mindrisz.

Alunos informaram que manifestações poderão ocorrer novamente. (Drielly Gaspar)  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;