Setecidades Titulo Saúde
Estátuas recebem
máscaras em protesto
contra o fumo

Ação em S.Bernardo marca Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado amanhã

Por Thaís Moraes
30/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Quem passar em frente aos monumentos Rudge Ramos, José de San Martin, D. Pedro I e Lauro Gomes, todos em São Bernardo, certamente ficará curioso para saber por que as estátuas estão usando máscaras cirúrgicas. Trata-se da campanha Cigarro. Enquanto o mundo fechar os olhos, só nos resta tampar o nariz, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos ao uso do cigarro, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado amanhã. Todos os bustos permanecerão com as máscaras até segunda-feira.

A ação ocorre pela primeira vez em São Bernardo e é resultado de parceria entre uma rede de clínicas particulares especialista em tratamento do câncer, com sede na cidade e em Santo André, e da ONG Amata (Associação Mundial Antitabagismo e Antialcoolismo).

“Noventa por cento dos casos de câncer de pulmão estão relacionados a fumantes. Mas o tabaco também pode causar tumor de boca, faringe, esôfago, pâncreas, bexiga, colo de útero, laringe, entre outros”, alerta o oncologista da unidade de Saúde responsável pela ação, Caetano da Silva Cardial.

Entretanto, o câncer não é o único prejuízo decorrente do consumo de tabaco; podem ocorrer problemas cardíacos e respiratórios, derrame e hipertensão. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o cigarro, com suas 4.700 substâncias tóxicas, causa 10 mil mortes por dia em todo mundo.

A copeira Alzenir Meira, 46 anos, passou em frente à estátua José de San Martin, na Avenida Kennedy, enquanto fumava. “Apoio as campanhas de conscientização, já tentei parar de fumar umas quatro vezes, mas acredito que a pessoa só abandona o cigarro quando está decidida”, avalia. Alzenir é fumante há 26 anos e consome 20 cigarros por dia.

Enquanto estava em horário de almoço, a gerente de projeto Eliane Santaremo, 32, caminhou pelo mesmo local e aprovou a campanha. “Sou a favor de ações antitabagismo. Acho que falta incentivo para os fumantes vencerem o vício.”

Para o diretor da ONG Amata, Silvio Tonietto, lembrar os fumantes sobre os riscos é sempre importante. “A maioria dos tabagistas sabe dos malefícios, mas acredita que nada acontecerá a eles.”

A campanha foi criada pelos publicitários Luciano Santos, Guilherme Avzaradel e Ricardo Crucelli. “No ano que vem, a ideia é expandir para todo o Grande ABC e a Capital”, afirmou Santos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;