Política Titulo Santo André
Braço-direito
de Aidan entra
em disputa

Ex-assessor especial, Marcos Maia pleiteará, em 2014, cadeira de deputado, assim como o petebista

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
27/05/2013 | 07:26
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Assessor especial do ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin (PTB), Marcos Maia entrará na disputa por voto contra seu ex-chefe. Braço-direito do petebista durante o mandato, Maia pediu desfiliação do PTB, da qual fazia parte da executiva, e vai se filiar nesta semana no PP para concorrer a uma vaga de deputado estadual na eleição de 2014, cadeira também ambicionada por Aidan, que deve trocar de legenda até outubro por sentir-se desprestigiado na atual sigla. Maia deixou as fileiras petebistas justamente por falta de espaço dentro do partido e estremecimento político com as lideranças locais. No fim do governo Aidan, o ex-assessor de gabinete, parceiro do então prefeito antes do período eleitoral de 2008, foi colocado na berlinda junto com alguns secretários que sobressaiam no Paço. Ele representava o chefe do Executivo em série de eventos oficiais. Houve quebra no elo de confiança. Maia e Aidan já não falavam a mesma língua.

O desgaste culmina agora na saída e rixa nas urnas. Maia recebeu o convite do presidente da comissão provisória progressista, Antonio Lajarin, diretor da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A empreitada já teve aval do diretório estadual do partido. A data exata da filiação ainda não foi confirmada. Os dirigentes aguardam agenda com o mandatário paulista do PP, deputado federal Paulo Maluf, para abonar a assinatura da ficha.

O ex-assessor alegou que "não via espaço" para se movimentar no PTB e preferiu deixar a sigla ao invés de "ficar martelando em vão". Segundo Maia, não haverá problema de atrelamento de seu nome ao do ex-prefeito. "Não vejo dificuldade em disputar com o Aidan. Avalio que o vínculo anterior em nada atrapalharia o projeto (de candidatura)", disse, completando que, em 2012, existiu "desencontro político no governo do qual não era favorável".

Com a cisão, essa será a primeira eleição que Maia participará, ante a quinta consecutiva de Aidan. Ele sempre atuou no staff de campanhas eleitorais e trabalhou, também como assessor, nos governos paulistas de Orestes Quércia, Franco Montoro e do gaúcho Alceu Collares. "Não tenho ideia do meu potencial de votos. Ele (Aidan) já sabe o dele. Respeito a sua provável candidatura ao mesmo cargo (eletivo), mas a briga nas urnas é outra coisa", sustentou.

Vislumbrando uma vaga na Assembleia Legislativa, Aidan, por sua vez, avalia propostas de outras siglas. Em diversas oportunidades já sinalizou o interesse em abandonar o PTB. O ex-prefeito, que já passou por PDT e PPS, avançou nas conversas com o PSB, porém ainda não bateu o martelo. O eventual ingresso do deputado Orlando Morando (PSDB) nas fileiras socialistas poderia criar obstáculos na migração do petebista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;