Economia Titulo Recomeço
Saiba como voltar ao
mercado de trabalho
depois dos 60 anos

É fundamental descobrir o que realmente gosta de fazer; psicóloga dá dicas para recomeçar

Por Soraia Abreu Pedrozo
Diário do Grande ABC
20/05/2013 | 07:20
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Depois de 38 anos se dedicando às tarefas do lar, a são-bernardense Severina Alves de Oliveira, 64 anos, resolveu procurar emprego. Seu marido, metalúrgico aposentado, sempre sustentou a casa, mesmo depois de pendurar as chuteiras. Depois de criar os filhos, porém, ela começou a sentir que precisava de um desafio: trabalhar fora de casa. 

Sem que o marido soubesse, e com a ajuda da filha, começou a procurar emprego, e não demorou muito a encontrar. Desde o fim do ano passado ela trabalha como atendente de uma pizzaria no Shopping ABC. "Meu marido se assustou bastante, não queria que eu trabalhasse fora nesta altura do campeonato. Mas eu expliquei que queria me sentir mais importante, e que o trabalho ajudaria", conta Severina. "Antes de me casar eu já tinha trabalhado com o público, em uma boutique no Shopping Iguatemi, em São Paulo. E eu adorava. Parei porque naquela época as mulheres casadas viviam para cuidar do lar. Mesmo assim, sempre ajudava, voluntariamente, em um hospital, pois não conseguia ficar parada", conta.  

A atendente da terceira idade conta que vai se aposentar em dois anos, pois seu marido sempre pagou a contribuição facultativa (destinada a quem não tem ocupação trabalhista, como donas de casa e estudantes) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). "Agora, eu mesma pago o meu INSS, já que tenho registro em carteira." O primeiro passo foi montar um currículo. Para quem tem mais de 60 anos e deseja ingressar no mercado de trabalho, esta é exatamente a primeira dica da psicóloga Marcia Luz, autora do livro Agora É Pra Valer. "É importante concentrar as informações em uma página, no máximo duas, e é essencial ressaltar, além da formação e da experiência profissional, seus diferenciais, como caráter, ética e confiabilidade. E a dica vale tanto para quem trabalhou em diversos lugares e precisa selecionar os dados como para quem nunca trabalhou."  

SEGUNDO ROUND  - Com o avanço da medicina e o aumento da expectativa de vida, atualmente em 70,6 anos para os homens e 77,7 anos para as mulheres, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além da maior oferta de tecnologias para protelar o envelhecimento, a psicóloga afirma que o conceito de terceira idade mudou. "Na época dos avós, eles viviam até os 50 anos. Dos pais, até os 60 anos, Hoje, não dá para se aposentar aos 60 anos e ficar sem fazer nada. Se vai se aposentar aos 60 e viver aos 90, serão 30 anos de vida com muita disposição ainda. As pessoas sentem a necessidade de fazer algo que dê sentido à vida delas. Sem contar que não há plano de previdência que dê conta do aumento expectativa de vida, que cresce mais ou menos a cada dois anos."

A vida profissional depois dos 60 anos pode ser bem diferente da que vigorou dos 20 aos 60. Marcia incentiva que é a hora de fazer o que realmente se gosta. "Para isso, é importante fazer cursos, ler bons livros e descobrir a sua expertise. Durante os cursos, inclusive, além de se atualizar, é importante aproveitar para expandir sua rede de relacionamentos e até descobrir futuras parcerias. Não é dentro de casa, vendo televisão, que possibilidades de negócios vão surgir." Muita gente, ao receber a rescisão de trabalho, aproveita para se aventurar no mundo empreendedor. A psicóloga orienta que é essencial, antes de aportar os recursos, buscar bons projetos em sites que expõem ideias inovadoras em busca de financiamento. O Sebrae também pode ajudar.  

Se o intuito for voltar a ser assalariado, é preciso cadastrar seu nome nos bancos de talentos das empresas, avisar a sua rede de relacionamentos que está em busca de oportunidade e se interar com novidades tecnológicas, como o Facebook. "No início, aceite salário menor ou vaga temporária. Mostre que tem diferencial, oferecendo muito além do seu contrato de trabalho, que as oportunidades aparecem."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;