Internacional Titulo
Áustria lembra deficientes e doentes mortos por nazistas
Do Diário OnLine
28/04/2002 | 15:40
Compartilhar notícia


A Áustria prestou neste domingo uma homenagem solene aos 25 mil deficientes físicos e doentes mentais- entre os quais estavam de cinco a oito mil menores- que foram exterminados em seu território pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os crimes foram cometidos para “purificar a raça ariana”.

O presidente da Áustria, Thomas Klestil, e o prefeito de Viena, Michael Hauepl, participaram dos enterros de duas das cerca de 800 crianças exterminadas na clínica Spiegelgrund de Viena, convertidas em símbolos desse “monstruoso programa de eutanásia e da barbárie” do Terceiro Reich.

“Desde 1945, nos negamos a reconhecer esses crimes cometidos por muitos compatriotas nossos”, disse Klestil ao se dirigir às famílias das vítimas. O ‘programa de eutanásia’ foi lançado em 1939 pelos nazistas em todo o território do Reich, do qual Áustria fazia parte desde 1938.

“Nunca saberemos quantos milhares de crianças foram submetidas às mais odiosas humilhações e indescritíveis torturas”, afirmou Waltraud Hauepl. A irmã dela, Anne-Marie, morreu aos 4 anos em Spiegelgrund, onde sua família achava que estava sendo tratada por raquitismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;