Internacional Titulo
Iraque prossegue preparativos de guerra
Da AFP
03/01/2003 | 10:57
Compartilhar notícia


Bagdá considerou esta sexta-feira que George W. Bush moderou sua posição em relação ao Iraque por causa da pressão internacional que vem sofrendo, mas, por outro lado, Washington continua mobilizando suas tropas no Golfo visando a um eventual ataque ao regime de Saddam Hussein.

O jornal Al-Iraq afirmou que as declarações do presidente norte-americano - que disse esperar não ter de entrar em guerra com o Iraque - constituem uma posição mais moderada de Washington diante da pressão da opinião internacional.

Mas o Pentágono indicou que os efetivos militares, 65.000 homens na região do Golfo, deverão aumentar nas próximas semanas em 25.000 para chegar ao total de 90.000.

O vice-presidente iraquiano, Taha Yassin Ramadan, por sua vez, reafirmou que seu país não dispõe de armas de destruição em massa, em uma declaração publicada hoje pelo jornal Al-Iraq.

"Os inspetores (de armas da ONU) não encontraram nada que possa fundamentar as declarações e os informes mentirosos desses maléficos (norte-americanos), o que prova que o Iraque não dispõe mais de armas de destruição em massa", declarou.

Os inspetores da ONU iniciaram esta sexta-feira um novo dia de trabalho, visitando duas instalações suspeitas, segundo a assessoria de imprensa do Ministério iraquiano da Informação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;