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Vendas na Páscoa devem crescer 15%
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
22/03/2009 | 08:02
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Fernando Nonato/DGABC


A Páscoa já chegou nas prateleiras dos supermercados da região. A expectativa das grandes redes para este ano é que as vendas tenham crescimento de até 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

Previsão da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), os fabricantes de chocolate vão colher bons resultados nesta Páscoa, afinal, a produção de ovos de chocolate terá um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior, somando cerca de 24 mil toneladas (21 mil toneladas em ovos industriais e 3 mil de produção artesanal).

A Coop (Cooperativa de Consumo), com matriz em Santo André, por exemplo, projeta um crescimento de 8% nas vendas de ovos de chocolate, em relação a 2008.

O Grupo Pão de Açúcar, controlador do hipermercado Extra e dos supermercados CompreBem, Sendas, Pão de Açúcar e Extra Perto, espera que a venda de ovos tenha incremento de cerca de 15% em comparação com o ano passado.

Com a antecipação das ofertas dos produtos de época, a rede Wal-Mart espera alta de 15% nas vendas de produtos de Páscoa, também em comparação com o ano passado. A companhia negociou com as fábricas de chocolate um volume de caixas de bombons 15% maior, por exemplo. O Carrefour também é otimista: a empresa prevê crescer 14% nas vendas do segmento.

Preços - Mas quem planeja presentear toda a família com ovos de Páscoa precisa ficar atento aos preços. Segundo levantamento da Abicab, os ovos devem ficar em torno de 8% mais caros na comparação com 2008, levando-se em conta os níveis de inflação do período e os aumentos dos insumos mais importantes (cacau, leite e açúcar), embalagem e mão-de-obra. "Estamos falando de uma variedade muito grande de produtos e consumidores. Há ovos para todos os gostos e de vários tamanhos", explica Luis Felipe Rego, vice-presidente da área de comunicações da associação. "O preço vai variar dependendo de fatores como público-alvo de cada loja e região", afirma.

Por esta razão, as grandes redes apostam fortemente na fabricação própria dos ovos de chocolate. A Coop estima um crescimento de 10% no fornecimento de ovos de chocolate de marca própria, que neste ano estão sendo fabricados pela Cacau Show.

Do volume total que a rede Carrefour prevê comercializar no período, 150 toneladas referem-se à marca própria, o que equivale a 2 milhões de ovos. O Wal-Mart, por sua vez, afirmou que triplicou o número de produtos de marca própria em relação ao ano passado.

Projeção - Ainda de acordo com Abicab, para este ano é estimado um total de 113 milhões de unidades de ovos de chocolate. Este número é um dos responsáveis por manter o Brasil no segundo lugar no ranking mundial dos produtores de ovos, atrás apenas da Inglaterra. Serão comercializadas ao longo do ano, segundo as previsões da entidade, 329 mil toneladas (produtos de consumo continuado e ovos) de chocolate. Os ovos correspondem a 7% desse total.

O Estado de São Paulo representa 45% do consumo de Páscoa. Em seguida vêm o Sul, com 20%; Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com 18%; Norte e Nordeste, com 8% e Centro Oeste e Distrito Federal, com 9%.




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