Cultura & Lazer Titulo
Programa ajuda a organizar despesas
Da Agência O Dia
19/09/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


Que tal controlar seus gastos de forma organizada e gratuita? O projeto Escritório Aberto, do BrOffice.org, oferece modelos de arquivos para facilitar o dia-a-dia dos usuários que ainda não dominam o uso de fórmulas em planilhas, mas precisam calcular as despesas.


São exemplos de controle de contas a pagar, planejamento financeiro para usuários domésticos ou escritórios e despesas com veículos. Para usar os modelos é necessário ter o pacote BrOffice (aplicativo de documentos de código aberto) instalado no computador.


A planilha de controle de contas a pagar é simples e fácil de usar. As fórmulas já estão prontas, basta incluir os dados. Digite o vencimento da conta, especifique a despesa, insira os valores e indique o dinheiro que você tem. O modelo vai apontar o total de créditos, total de contas e o saldo final. O controle é mensal.


Na opção de compras parceladas em andamento, o usuário pode descrever as parcelas e saber o valor das próximas faturas.


O modelo de planejamento financeiro é mais complexo e detalhado. Cada aba tem um tipo de operação. Em Registros é possível planejar a movimentação em conta-corrente, poupança, cheques, notas promissórias e cartões de crédito.


Em Contas dá para planejar despesas com moradia, estudo, alimentação, vestuário, transporte, lazer, saúde, animais domésticos e outros.


Na aba Gráficos o usuário confere as vinte maiores despesas. Quem precisa controlar despesas com veículos, vai encontrar informações bem detalhadas. São planilhas para cada tipo de combustível e despesas diversas. Pode-se calcular a média de consumo, variação de preço, quilômetros rodados, rendimentos e anotar informações por posto de abastecimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;