Economia Titulo
Aparelho conta pulso telefônico
Por Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
29/09/2005 | 08:23
Compartilhar notícia


Ver o seu produto licenciado, fabricado e usado por consumidores é o sonho de qualquer inventor, caso também de Carlos José dos Santos, técnico em telefonia de São Caetano. Ele criou o Pulso-Fone, um aparelho que faz a contagem de pulsos telefônicos a partir dos sinais que seriam enviados pelas centrais telefônicas.

"Existe muita reclamação de consumidores em relação a pulsos telefônicos, e o aparelho iria auxiliar o usuário a checar mensalmente seus gastos." Na Região Metropolitana, cada pulso dura até quatro minutos.

Santos, que já investiu R$ 5,4 mil no protótipo, fez pesquisa de custo de produção e estima que o aparelho saia por volta de R$ 29. Santos já registrou a patente no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). "A idéia surgiu há dez anos, quando morei na Europa e tomei conhecimento dessa tecnologia. Mas apenas neste ano criei um protótipo, que foi testado durante seis meses."

Segundo Santos, o aparelho também poderá fazer a contagem por minutos, mudança que poderá ser implementada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a partir de 1º de janeiro. "Não importa se é pulso ou minuto, e sim o sinal que vem da operadora."

O objetivo de Santos é fechar parceria com operadora de telefonia para licenciar o aparelho e fabricá-lo. O inventor já mostrou o Pulso-Fone a duas empresas. "Já existe um fabricante de São Paulo interessado no projeto."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;