Internacional Titulo
Parlamento tcheco se reúne para eleição presidencial
Por da AFP
13/01/2003 | 11:21
Compartilhar notícia


O Parlamento tcheco se reúne esta quarta-feira para tentar eleger para o cargo de presidente o sucessor do ex-dissidente Vaclav Havel, mas o resultado da eleição continua incerto por falta de um favorito que seja indiscutível.

O presidente da República tcheca está longe de ter os poderes de outros dirigentes, mas Vaclav Havel parece ter dado à sua função uma autoridade confirmada, graças à sua visão européia e seu prestígio de combatente pela liberdade.

Depois de 13 anos na Presidência, Havel não pôde tentar a reeleição. A Constituição tcheca, adotada no momento da separação da Tchecoslováquia em 1993, limita a dois os mandatos presidenciais de cinco anos, quando estes são consecutivos.

Vaclav Havel chegou à presidência no final de 1989, somente alguns meses depois de ter sido libertado da prisão, onde foi colocado devido a suas opiniões.

Democracia estritamente parlamentar, a República Tcheca não elege seu presidente por sufrágio universal e são as duas câmaras do Parlamento, em sessão conjunta, que designam o próximo governante.

Segundo as pesquisas, o favorito da opinião é o ex-primeiro-minstro liberal Vaclav Klaus, de 61 anos, outra personalidade carismástica da época pós-comunista que organizou a passagem do país para a economia de mercado.

Apesar disso, os analistas duvidam de suas chances de ganhar. Com o correr dos anos, Vaclav Klaus e seu tom incisivo lhe garantiram muitos inimigos, começando pelo próprio Vaclav Havel.

O partido que fundou em 1991, o ODS (Partido Democrático Cívico), dispõe de militantes importantes, mas não tem maioria nem no Senado nem na Câmara baixa.

A coalizão de centro-esquerda do primeiro-ministro Vladimir Spidla, que só tem uma voz de maioria na Câmara de Deputados e que é minoritária no Senado, não conseguiu designar candidato comum.

O partido social-democrata, dirigido por Spidla, está concorrendo com Jaroslav Bures, um ex-ministro da Justiça. Bures é criticado por ter sido membro do Partido Comunista de 1986 a 1989, pouco antes da queda do regime.

Os comunistas, que ainda têm importante eleitorado (mais de 18% nas últimas legislativas de junho), estão com candidato próprio, um ex-procurador militar de 56 anos, Miroslav Krizenecky, que não tem nenhuma chance.

Um quarto candidato de centro, Petr Pithart, de 62 anos, atualmente presidente do Senado e ex-membro da Carta 77, pode representar um compromisso tanto para a direita como para a esquerda e, segundo um banqueiro de Praga que conhece bem os círculos do poder, "suas ações sobem".

Qualquer que seja a surpresa do resultado, é pouco provável que alguém seja eleito no primeiro turno, pois para isto é necessário maioria absoluta das duas câmaras. Caso não haja resultado no segundo ou terceiro turno, será necessário organizar uma nova eleição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;