Cultura & Lazer Titulo
Novo ou histórico com passe livre
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
21/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Tradição e diversidade dominam a programação musical deste fim de semana no Sesc Santo André. Hoje, às 17h, na lanchonete da unidade, haverá show gratuito da banda mineira Treme Terra, que investe em repertório marcado pela miscelânea de estilos como o rock, o pop, a música sertaneja e o samba-enredo.

Composto por 50 integrantes, o grupo também se diferencia pela variedade no quesito instrumental. Há espaço para guitarra, baixo, teclado e bateria, além de instrumentos percussivos como tamborins, surdos e caixas.

Criado em 2002, o combo musical já participou de shows ao lado de nomes consagrados da axé music, como Cheiro de Amor, Babado Novo, Banda Eva e Jammil e Uma Noites. Também teve atuação destacada no Del Rey Folia e no Carnaval de Ouro Preto, em Minas Gerais.

O show integra o projeto "Batuque na Cozinha: Negro é Resistência", promovido em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

SAMBA LENÇO - Amanhã, às 16h, no Espaço de Eventos, o público poderá conferir outra atividade gratuita da programação do Batuque na Cozinha, com o grupo folclórico Samba-Lenço de Mauá

Criado há cerca de 50 anos, o grupo é representante legítimo das tradições rurais. Os 40 componentes dançam em louvor a São Benedito e repetem coreografias que remetem à herança cultural africana.

No figurino, há predominância das cores vermelho e branco, em saias e blusas para as mulheres e calças e camisas para os homens. A música é executada por instrumentos feitos de couro, madeira e náilon, como a zabumba, o bumbo, os chocalhos, o pandeiro e as caixas.

No repertório, canções como "São Benedito", "O Galo Cantou", "Balanço no Ar", "Ei, Mestre".

Treme Terra - Show. Hoje. às 17h. Na Lanchonete do Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;