Setecidades Titulo
Mãe é presa por trancar os dois filhos em casa
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
10/09/2006 | 20:30
Compartilhar notícia


Elaine Francisco dos Santos, 26 anos, foi presa na manhã de domingo em São Caetano por ter trancado os filhos de 4 e 7 anos dentro de casa. Elaine saiu de casa, no bairro Mauá, por volta das 19h de sábado, com a intenção de comprar pães numa padaria próxima. Só voltou na manhã de domingo e encontrou os filhos na casa de uma vizinha, com quem divide o quintal. Foi levada pela Guarda Civil Municipal de São Caetano para delegacia.

Segundo os vizinhos, Elaine abandona constantemente as crianças em casa. Ela tem por hábito trancar os dois e voltar depois de horas. Além do crime de abandono de incapaz, Elaine, que trabalha como empregada doméstica, também responderá por agressão. Segundo a vizinhança, ela batia com freqüência nos filhos. Se condenada, está sujeita à pena de até quatro anos de prisão. Para que responda processo em liberdade, o delegado que registrou a ocorrência estipulou o pagamento de fiança no valor de R$ 300. Até a tarde de domingo, o valor não havia sido depositado.

Enquanto a doméstica permanecer presa, as crianças ficarão sob a guarda do pai. O casal se divorciou há quatro anos, quando Elaine estava grávida da filha caçula. Hoje, o pai das crianças mora em Diadema com outra mulher e divide a casa com dois filhos e três netos da atual esposa.

Separada, Elaine passou a deixar os filhos trancados em casa para se divertir à noite, segundo os vizinhos. Eles dizem que a casa onde a empregada doméstica mora com os filhos só tem banheiro externo. Por isso, quando as crianças estão com vontade de ir ao banheiro, chamam a vizinha pela janela, que as retira de dentro da casa por uma das janelas da residência. Se têm fome, as crianças são obrigadas a preparar a própria comida. “Eu deixo a mistura na geladeira e elas esquentam no microondas”, afirmou a mãe, ao prestar depoimento na delegacia. “Esse pessoal fica me vigiando. Não posso trazer um namorado para casa que eles reclamam”, alegou a doméstica.

São Bernardo – Na favela do Jardim Calux, em São Bernardo, uma mãe deixou seus três filhos trancados em casa das 11h às 14h30. As crianças têm 7, 4 e 3 anos. Vizinhos chamaram a PM e policiais as encontraram na rua, pois tinham conseguido abrir uma porta. A mãe, uma comerciante de 24 anos, encontrada em um bar pela polícia, disse que havia saído para “resolver umas coisas”. O Conselho Tutelar compareceu e a mãe foi notificada a comparecer ao órgão nesta segunda-feira. (Colaborou Luciano Cavenagui)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;