Internacional Titulo
Multidão assiste ao funeral de jornalista assassinado no Líbano
Da AFP
04/06/2005 | 12:22
Compartilhar notícia


Milhares de pessoas se reuniram neste sábado no centro de Beirute para assistir ao funeral do jornalista de oposição libanês Samir Kassir, morto em um atentado na quinta-feira. O caixão foi carregado entre lágrimas por seus colegas.

À frente da procissão estava sua esposa Gisele Khoury, apresentadora da rede de TV Al-Arabiya, ao lado de seus filhos e de líderes da oposição, entre eles o druso Walid Jumblatt. Com bandeiras libanesas e fotos de Kassir, a multidão marchou em silêncio até a catedral ortodoxa grega Saint-Georges, onde a cerimônia fúnebre começou às 12h.

A oposição pediu que o funeral se tornasse uma "vibrante homenagem ao novo mártir caído no caminho da liberdade", enquanto o filho do ex-premiê Rafic Hariri afirmou que os assassinos de Kassir foram os mesmos que mataram seu pai em um atentado explosivo em Beirute no mês de fevereiro.

A imprensa de oposição acredita que o assassinato de Kassir, um jornalista laico de esquerda, foi uma tentativa do "regime militar-policial sírio-libanês de recuperar ânimo", depois de um retrocesso devido à retirada síria concluída em abril, que foi acelerada pelo assassinato de Hariri em 14 de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;