Esportes Titulo
Blatter apóia vaga reservada na Copa para Oceania
Da Agência EFE
14/08/2002 | 11:18
Compartilhar notícia


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou nesta quarta-feira, que concorda com a possibilidade de que a Oceania obtenha uma das vagas na classificação direta para a Copa de 2006. Blatter afirmou que considera "legítimo" o pedido desta vaga por parte da Ásia/Oceania depois do sucesso de organização do Mundial da Coréia e do Japão.

Apesar de aprovar esse pedido dos responsáveis asiáticos, o presidente da Fifa disse que outra vaga para a Ásia pode ir em detrimento dos interesses de outras federações pertencentes à federação.

Os responsáveis pelo futebol asiático e da Oceania fizeram o pedido de outra vaga direta, depois que a Fifa aboliu a regra que permitia a participação de forma automática do campeão de uma Copa na edição seguinte.

O Comitê Executivo da Fifa tomará a decisão sobre o assunto em dezembro, em uma reunião que acontecerá na Espanha.

Blatter, durante seu discurso no Congresso anual da Confederação Asiática de Futebol, em Kuala Lumpur, disse que ele, pessoalmente, respalda o pedido da Oceania, a única das seis confederações que compõem a Fifa que não teve a possibilidade de chegar diretamente a alguma das 32 edições das Copas do Mundo.

A Austrália é a potência futebolística mais importante da Oceania em futebol e ganhou quatro das cinco competições de classificação no continente, embora só tenha disputado uma Copa em toda sua história, em 1974. Nos dois últimos campeonatos, a Austrália perdeu as duas repescagens para Irã e Uruguai.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;