Nacional Titulo
Macaco brasileiro é o único pacífico do mundo
Leda Rosa
Do Diário do Grande ABC
12/06/2007 | 07:02
Compartilhar notícia


Acontece nesta terça-feira, a partir das 19h30, na Escola São Paulo, na Rua Augusta, na Capital, o lançamento do livro Faces na Floresta que traz descobertas que impressionaram de maneira significativa a comunidade científica internacional. O macaco muriqui, a maior espécie das Américas, é o único primata entre as 620 espécies conhecidas em todo o mundo que tem comportamento pacífico.

A descoberta rendeu à autora da obra, a antropóloga americana Karen B. Strier, o passaporte para a Academia de Ciências dos Estados Unidos, que reúne alguns dos mais conceituados especialistas do conhecimento humano. A pesquisa começou como tese de doutorado de Karen, que durou 10 anos e agora é referência mundial em primatologia.

O livro traz em 248 páginas, o mapeamento mais abrangente sobre o muriqui, que calcula-se deve ter mil indivíduos no total e corre risco gravíssimo de extinção. Patrocinada pela Lei Rouanet, a obra não será vendida nas livrarias. “O livro será distribuído para instituições de ensino e pesquisa brasileiras”, diz Ramiro Passos, presidente da ONG Preserve Muriqui e neto do falecido dono da Fazenda Montes Claros, reserva de mil hectares, localizada a 390 quilômetros de Belo Horizonte, que foi palco das pesquisas de Karen.

“Além de mapear a alimentação do muriqui, que é vegetariano, a revelação mais surpreendente da pesquisa é de caráter antropológico: na organização social do muriqui o macho não tem domínio sobre a fêmea. Trata-se de uma sociedade igualitária na qual as diferenças são resolvidas pela empatia e onde a fêmea tem total autonomia sexual”, diz Passos.

Karen descobriu que a sobrevivência do muriqui está vinculada à preservação do seu habitat, a Mata Atlântica. “Acreditamos que ampliar a oferta do habitat, em projetos de corredores de mata para ligar as áreas remanescentes, pode aumentar muito as chances de expansão do muriqui”, diz Ramiro.

Serviço: Rua Augusta, 2239 – 19h30. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;