Automóveis Titulo
Sangue espanhol pulsa no Seat Leon Cupra R
Landa Xavier Moino
Do Diário do Grande ABC
29/05/2001 | 17:10
Compartilhar notícia


Um espanhol de sangue bravo. Essa é a proposta da Seat, empresa do grupo Volkswagen, ao começar a produzir o carro-conceito Leon Cupra R a partir do próximo ano no mercado europeu. O modelo foi apresentado ao público no Salão de Barcelona, realizado entre os dias 17 e 29 deste mês.

 Equipado com motor 1.8 20V turbo, com 210 cavalos de potência e transmissão manual de cinco velocidades, o Leon Cupra R recebeu um conceito de chassi que, de acordo com a montadora espanhola, deve proporcionar excelente condução esportiva. O modelo atingirá, ainda segundo números da Seat, velocidade máxima de 237 km/h e terá aceleração de zero a 100 km/h em apenas 7 segundos.

O termo Cupra, já utilizado em outros modelos da marca como Ibiza e Cordoba, é abreviação de Cup Racing, que indica que o veículo será equipado com a mesma tecnologia desenvolvida para carros que disputam provas de automobilismo esportivo na Europa.

O Leon Cupra R – criado pelo designer Walter de Silva, conhecido no setor automotivo por ter modernizado os veículos da italiana Alfa Romeo – será o segundo modelo produzido pela divisão Seat Sport. A montadora inaugurou este ano uma área industrial ao lado de sua planta em Martorelli, região metropolitana de Barcelona, exclusivamente para a manufatura de carros diferenciados pela tecnologia e inovação em provas esportivas.

O primeiro modelo montado pela divisão é o Ibiza Cupra R, uma série limitada da marca, que possui motorização 1.8 20V Turbo de 180 cavalos de potência. Trata-se de uma versão idêntica ao Ibiza Kit Car, que tornou-se tradicional por vencer provas de rali, entre elas, o campeonato sul-americano de velocidade do ano passado.

Outro lançamento da montadora no Salão de Barcelona é a nova versão do Ibiza, o modelo mais vendido no mundo da Seat. Trata-se do Ibiza Sports Limited, que conta com duas motorizações: 1.4 16V a gasolina, que gera 75 cv de potência, e o 1.0, de 90 cv, a diesel.

Nos últimos quatro anos, a Seat reestilizou seis modelos no mercado europeu. Toledo, em 1988, Ibiza e Cordoba, em maio do ano seguinte, Leon, em setembro de 1999, Alhambira, em maio do ano passado, e Arosa, em outubro de 2000.

Assim como no resto do mundo, no Brasil, o Ibiza também é o veículo mais vendido da montadora. A liderança, segundo a Seat, já era prevista desde o fim do ano passado, quando foi lançada a versão popular do modelo, com motor 1.0 16V.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;