Economia Titulo
Após um mês, greve no INSS prejudica 56 mil na região
Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
02/07/2005 | 07:57
Compartilhar notícia


Cerca de 56 mil pessoas ficaram sem atendimento nos postos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do Grande ABC desde o início da greve dos servidores federais, que completa neste sábado um mês. Em todo o Estado, o número de pessoas sem atendimento é estimado em mais de 1 milhão.

O Ministério do Planejamento, que apresentaria uma proposta para o sindicato da categoria na sexta-feira, adiou um possível acordo para a próxima semana. Caso a proposta contemple as principais necessidades dos servidores, segundo o Sinprev-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Previdência do Estado de São Paulo), a greve poderá ser encerrada em breve.

A paralisação teve início no dia 2 de junho passado. Os servidores reivindicam reajuste salarial de 18%, criação de plano de cargos e salários e realização de concursos públicos para contratação de novos funcionários. O aumento concedido pelo governo federal foi de 0,1%.

O movimento nas duas agências em funcionamento no Grande ABC, Santo André e Mauá, aumenta a cada dia, segundo a gerente regional do INSS Fátima Conceição. Na sexta-feira, os dois postos registraram aumento de 30% na procura.

"Os interessados precisam atentar para os serviços oferecidos pela internet. Com isso, as pessoas fogem das filas e descongestionam o movimento nas agências abertas", afirmou Fátima. Na região, continuam fechados os postos de São Caetano, Ribeirão Pires, Diadema e São Bernardo, exceto perícias.

Agências em funcionamento no Grande ABC: posto Santo André (rua Adolfo Bastos, 520, telefone 4436-6787) e posto Mauá (rua Guido Monteggia, 119, telefone 4514-1791);

Internet: www.previdencia.gov.br;

PrevFone (0800-780191)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;