Internacional Titulo
Fidel elogia governo americano em açao para resgatar Elián
Do Diário do Grande ABC
24/04/2000 | 10:18
Compartilhar notícia


O presidente cubano Fidel Castro elogioua secretária de Justiça norte-americana Janet Reno por ter feito a ``justa açao de devolver o menino Elián González a seu pai, e criticou como demagogos os candidatos presidenciais dos Estados Unidos pela oposiçao ao retorno do garoto a Cuba.

Fidel destacou que Renno fez de tudo para conseguir uma soluçao pacífica, mas enfrentou resistência dos parentes do garoto em Miami. ``Realmente, ela queria uma soluçao negociada e pacífica a todo custo', disse o presidente, referindo-se às intensas negociaçoes feitas até a manha do último sábado, quando houve a açao dos agentes federais, que entraram armados na casa onde Elián estava e era cercada por manifestantes anticastristas.

Fidel disse que os parentes do menino em Miami, liderados pelo tio-avô de Elián, Lázaro González, queriam que o pai dele aceitasse conviver com eles durante o período de transferência, proposta, que, segundo o presidente cubano, foi considerada por Juan Miguel González uma intromissao no direito de exercer a plena custódia de seu filho.

O presidente criticou os candidatos presidenciais dos dois maiores partidos dos Estados Unidos, Al Gore, do Partido Democrata, e George W. Bush, do Partido Republicano, por respaldarem o prolongamento do retorno do menino a Cuba. Para Fidel Castro, ``os candidatos, todos, praticamente sem exceçao, têm uma posiçao péssima, má, sem ética alguma, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;