Memória Titulo
E foi assim que o Grande ABC ganhou o seu primeiro loteamento

“A memória é um museu com rico acervo de saudades e peças juntadas e colecionadas ao longo da vida.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"A memória é um museu com rico acervo de saudades e peças juntadas e colecionadas ao longo da vida. Permite visitas a qualquer instante, possibilita que o visitante evoque acontecimentos passados e relembre momentos marcantes da existência."

Guido Fidelis, jornalista e escritor de Santo André.

Zuuummmm... e lá foi o teco-teco conduzindo Beltran Asêncio para as alturas de São Bernardo. Agora aparece mais nítido um velho sítio histórico imaginado a partir de 1812, quando a Borda do Campo - nome genérico do Grande ABC - foi promovida a freguesia.

A foto é de 1968. Nesta nova imagem fica mais claro o que era o vale do Ribeirão dos Meninos ou do Rio dos Couros, como chamavam os mais antigos. Observem bem no meio da foto, em horizontal, a passagem do rio. Um quarteirão acima, a passagem da Rua Marechal Deodoro.

Quando o tenente-coronel Daniel Pedro Muller, do Real Corpo de Engenheiros, a pedido da Coroa, procurou um espaço para criar a sede da Freguesia de São Bernardo, quase 200 anos atrás, teve o cuidado de não se afastar muito da sede da Fazenda São Bernardo, dos monges beneditinos, que ficava no espaço hoje ocupado pelo Carrefour da Avenida Senador Vergueiro. Muller seguiu o contrafluxo da correnteza em direção a Santos e parou neste espaço do cenário fotografado por Beltran.

Prudentemente, Daniel Pedro Muller projetou a abertura da atual Rua Marechal Deodoro distante do rio. Reservou o espaço mais nobre para o Largo da Matriz, a antiga igreja colonial com o cemitério aos fundos. E abriu as primeiras transversais, hoje conhecidas pelos nomes de ruas Rio Branco, Padre Lustosa, Dr. Flaquer, Américo Brasiliense.

Muller criava o que o saudoso historiador são-bernardense Newton Ataliba Madsen Barbosa chamou de "o primeiro loteamento urbano do Grande ABC". Esse episódio será a veia central de um trabalho projetado pela Matriz da Boa Viagem para marcar, em 2012, o bicentenário jurídico do Grande ABC.

Voltemos a 1968. Vejam lá:

1- O verde da Matarazzo (fábrica, vila operária e cooperativa de consumo da IRFM). E a cidade acabou com o bosque. E criou um loteamento de alto padrão - e repleto de concreto.

2 - Os pavilhões hodiernos da mesma Matarazzo, ao lado da Via Anchieta, que poderia ser o nosso Sesc Pompéia, mas que também foram demolidos para mais um empreendimento imobiliário.

3 - O Colégio Menino Jesus, o Colégio São José, o Grupo Escolar Maria Iracema Munhóz.

4 - A antiga fábrica de móveis na esquina das ruas Dr. Flaquer e João Pessoa, que serviu à primeira unidade da Cooperativa da Rhodia em São Bernardo, a Coop, há décadas a mais rentavel da rede.

5 - Toda a Vila Gonçalves e a Vila Lusitânia e parte da Vila Duzzi, com a Rua do Cruzeiro sequência em S da Rua Rio Branco, onde morou Marisa Prado, estrela da Vera Cruz.

6 - Os pavilhões da fábrica Pelosini ao lado do Estádio Italo Setti.

7 - O telhado do Cine Anchieta.

8 - O velho Mercado Municipal.

9 - E as ruas arborizadas, no primeiro plano de arborização da cidade, dos tempos de Lauro Gomes, Aldino Pinotti e Hygino de Lima (prefeitos) - árvores históricas e referenciais hoje tão mal-tratadas e que estão a exigir o esforço e carinho de um baluarte como Tarciso Barbosa, que tão bem cuidava do verde da Vila transformada a caminho da brutalização.

LINHA DO TEMPO

1812 - População de São Bernardo requer o desmembramento do seu território da Freguesia da Sé. Nascem a freguesia e a paróquia, sementes do atual Grande ABC.

1814 - A Paróquia passa a se denominar Nossa Senhora da Conceição da Boa Viagem, para diferenciar do orago "São Bernardo", já que este indicava a existência da antiga fazenda dos beneditinos.

A Paróquia da Boa Viagem é instalada provisoriamente nas proximidades do atual Cemitério Vila Euclides. E o primeiro pároco - José Basílio Rodrigues Cardim - solicita a escolha de um novo sítio para a instalação definitiva da sede da nova paróquia e edificação da sua respectiva matriz.

Cabe a Daniel Pedro Muller esta missão.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 3 de junho de 1979

Manchete - Papa (João Paulo II) revela caráter religioso e de paz na visita à Polônia

Santo André - Estação ferroviária terá passarela em 15 dias.

Editorial - O frio chegou, é tempo de solidariedade

EM 3 DE JUNHO DE...

1914 - Decreto estadual cria o 1º Grupo Escolar de Santo André, resultado da anexação de nove escolas isoladas. O prédio original do grupo, na Rua Senador Flaquer, é hoje sede do Museu de Santo André.

1924 - Nilson Scarpelli nasce em Santo André. Nos anos 1980 colaborou bastante com o projeto de reconstrução da memória local.

1939 - Primeira demonstração da televisão no Brasil.

1954 - Fundado o EC 4º Centenário, da Vila Sá, Santo André, com sede na Rua Rio Claro, 460.

1959 - Criada a Guarda Infanto-Juvenil de São Caetano, hoje Patrulheiros Mirins.

SANTOS DO DIA

Carlos Lwanga e 21 companheiros (de Uganda), Clotilde, Juan Diego Cuauhtlatoatzin e Olívia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;