Memória Titulo
Uma obra do século 15. Um enigma. E um livro.

No período anterior à internet, Fernando Villafranca era procurado pelos jornais e revistas de São Paulo.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


No período anterior à internet, Fernando Villafranca era procurado pelos jornais e revistas de São Paulo, no seu estúdio em Santo André, porque era o único profissional com equipamento de primeira linha para a reprodução em imagens fotográficas dos fatos que ocorriam no mundo e que chegavam via satélite. Entre os seus clientes estava um bem próximo, o Diário, que conseguiu vários furos graças ao trabalho de Villafranca.

Com a internet, esta função de Villafranca caiu em desuso e ele continuou com seu trabalho de produção e recuperação de vídeos, que hoje são telecinados, digitalizados e transpostos em CDs e DVDs. Do mesmo modo, Villafranca deu continuidade a um antigo hobby, ligado ao automobilismo. Ele descobre, recupera e guarda imagens, informações, objetos e outros documentos de pilotos e seus feitos, numa eterna homenagem a seu pai, José Cândido Villafranca Castro, mecânico de automóveis e piloto de competição automobilística de 1935 até 1951.

A veia de memorialista de Fernando Villafranca dá um passo enorme na próxima semana, com o lançamento do livro "Um pintor sem nome". Como herança familiar, coube ao autor a guarda de um quadro com pintura desconhecida. Decidiu pesquisar a origem da obra de arte, que está em poder de sua família por algumas gerações.

O alvo principal: descobrir o artista que a produziu. Naquele tempo - século 15 - alguns mestres não assinavam seus trabalhos.

Em busca de pistas, Villafranca percorreu os países baixos da Europa e mergulhou no mundo dos pintores e cores da época. Esteve na terra dos seus ancestrais, a Cidade de Santa Fé, na Espanha. Descobriu a ligação da pintura com a rainha Isabel. Conferiu a origem flamenga da obra de arte. Um livro fascinante e que mostra uma pintura mais antiga que o Brasil e que por mais de 30 anos esteve entre nós, de São Bernardo a Santo André.

UM PINTOR SEM NOME: A HISTÓRIA DE UMA OBRA DE ARTE DO SÉCULO XV. Lavie Editora. Autor: Fernando C. Villafranca. Páginas: 244, com caderno especial de fotos. Lançamento: 29 de janeiro. Horário: das 19h às 21h30. Local: Livraria Cultura, Conjunto Nacional. Endereço: Avenida Paulista, 2073. Informações: tel. 3170-4033.

ALMANAQUE

Timóteo Moya Sanches

Nascimento: Herculândia (SP), 24 de janeiro de l940.
Vereador: 1969 a 1976.
Vice-prefeito: 1977 a 1983.
Partido: MDB e PMDB.

Na Prefeitura, foi secretário de Serviços Urbanos e diretor de Trânsito e Serviços. Atuou como chefe de gabinete da Prefeitura de Mauá. Entre março de 1987 e dezembro de 1988 foi secretário de Estado, dirigindo a Secretaria de Ação Comunitária do governo Quércia.
Fonte: Almanaque de Vereadores, CMSA, 2008, 2ª ed.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 14 de janeiro de 1979

Grande ABC - Depois de São Caetano, também São Bernardo e Ribeirão Pires decidem criar suas Comdecs (Comissões Municipais de Defesa Civil).

Empresa - Decretada a falência da Construtora Garant, com sede em São Bernardo.

Homenagem - Antonio Badessa, 67 anos, recebe hoje um cartão de prata da Previdência Social, agência de Santo André. É o aposentado mais antigo da cidade.

EM 24 DE JANEIRO DE...

1949 - Inaugurado o Centro de Saúde de Mauá.

HOJE

Dia da Constituição, Dia da Previdência Social e Dia do Aposentado.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7) - Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h; com reprise amanhã, às 17h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Noel Rosa em série (sexta parte). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 11h30 e às 23h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. Na fronteira do Brasil com o Uruguaí, uma entrevista com o jornalista Luis Claudio Cunha, autor do livro Operação Condor, o sequestro dos uruguaios nos tempos da ditadura militar. Apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Roberto Carlos, A namorada (composição de Mauricio Duboc); Maysa, Eu não existo sem você (Tom Jobim e Vinícius de Moraes); trilha do seriado O Vigilante Rodoviário (1961). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;