Economia Titulo
Cresce nível do emprego formal no Brasil
Por Do Diário OnLine
02/03/2001 | 17:41
Compartilhar notícia


O emprego formal brasileiro está aumentando, de acordo com pesquisa mensal do Ministério do Trabalho. Em janeiro, mês em que normalmente há um alto número de demissões, foram contratadas 48.796 pessoas, contra 31.198 contratações realizadas no mesmo período do ano passado. Nos quatro anos anteriores, houve perda de postos de trabalho.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o resultado representa um crescimento de 0,23% em relação a dezembro e o maior já registrado na série histórica nos meses de Janeiro.

Três fatores são apontados como causas do resultado: a continuidade do crescimento da economia, a ausência de choques setoriais negativos e uma sazonalidade positiva na agricultura.

Na área agrícola houve o maior aumento no nível de emprego, 1,49%, o equivalente a 14.076 novos postos de trabalho. Esse foi o melhor desempenho em toda a série histórica do Caged. Segundo técnicos, mesmo sem levar em conta a sazonalidade, a demanda por trabalho agrícola acompanha o aquecimento global da economia.

A indústria de transformação, que dinamiza o segmento formal do mercado de trabalho, registrou crescimento em todos os setores de atividade, e foram criados 24.047 postos de trabalho — equivalente a 0,48%.

Em relação as perdas de postos de trabalho, estão os setores de comércio, subsetor de ensino e a administração pública.

A maior taxa de crescimento de empregos formais foi registrada em Santa Catarina. Já a Paraíba apresenta maior queda, devido à influência de fatores sazonais relacionados ao clico agrícola.

A projeção do governo federal é de que este ano sejam criados 1,2 milhão de empregos, enquanto em 2000 o total de empregos formais criados no país foi de 775 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;