Memória Titulo
Grande ABC planta algodão e corta um cedro

Ângelo Erlo, aposentado, plantou um pé de algodão em sua casa, no Bairro Campestre. E não é que a planta pegou!

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Ângelo Erlo, aposentado, plantou um pé de algodão em sua casa, no Bairro Campestre. E não é que a planta pegou! Está toda florida, para orgulho do morador.

Durante 35 anos, Ângelo Erlo trabalhou na Alcan, em Utinga. Começou como ajudante, utilizando a força física a um tempo em que automação industrial não existia. Aposentou-se como mestre-geral. Mas nunca esqueceu os tempos de meninice em Piracicaba e a técnica do plantio de algodão pelos pais.

Ângelo tinha 8 anos quando sua família mudou para Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, retornando a Piracicaba em 1945. Em 1951, convidado por um tio que residia na Vila Barcelona, Ângelo veio sozinho para o Grande ABC. Aqui arranjou o emprego na Alcan e casou-se com Ester Buso. O casal criou os quatro filhos - Edson, Edélcio, Eloi e Eliane - e agora, aposentado, Ângelo ganha esse presente, dividindo-o conosco: um pé de algodão florido.

O Grande ABC já plantou algodão no passado, além de café, chá, uva. E estava coberto de árvores de lei, como o cedro e o jacarandá, que forneceram madeira para as primeiras fábricas de móveis. Eram os tempos coloniais.

A indústria e a urbanização dominaram a economia local a partir do final do século 19. Modificaram até mesmo o clima de serra que trazia constante neblina para as nossas cidades até pelo menos os anos 1960.

Notas históricas - Chá - Em 1857 São Bernardo produziu 300 arrobas de chá, contra 900 arrobas produzidas no mesmo ano pela Capital.

Algodão - Em 23 de junho de 1900, a Câmara Municipal de São Bernardo instituiu um prêmio aos maiores produtores de algodão da localidade.

Rodoanel - Neste início de 2009, na Estrada Ribeirão do Soldado, em plena área de mananciais, em São Bernardo, a Dersa cortou, sem dó e sem piedade, um cedro de idade sênior, com 2,5 metros de diâmetro. Tudo para a construção de uma estradinha de serviços e pela economia de alguns trocados.

News Seller

Domingo, 5 de abril de 1959

Primeira Página - Aparece o brasão antigo de Santo André, alaranjado, que lembrava os 406 anos da Vila de Santo André da Borda do Campo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 5 de abril de 1979

Primeira Página - Governo suspenderá intervenção nos sindicatos dos metalúrgicos do Grande ABC e líderes voltarão. Mauá volta a tratar da ampliação da divisa.

MUNICÍPIO PAULISTA
Mococa (do tupi-guarani a roça, a plantação) foi elevada a freguesia em 5 de abril de 1856. Pertenceu às cidades de Casa Branca e Caconde. Era São Sebastião da Boa Vista e com o nome de Mococa recebeu os foros de cidade em 8 de abril de 1875.

HOJE
Dia Mundial da Juventude.

SANTOS DO DIA
Adriano, Catarina Tomás, Teófilo, Vicente Ferrer e Zeno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;