Brickmann Titulo
‘A próxima vítima’

Um presidente pode ser melhor ou pior, um governo pode ser mais ou menos eficiente, há políticos com maior ou menor vocação autoritária

Carlos Brickmann
22/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Um presidente pode ser melhor ou pior, um governo pode ser mais ou menos eficiente, há políticos com maior ou menor vocação autoritária, mas é rara a eleição que muda mesmo a vida de cada um de nós (exceto, claro, daqueles que passam a mamar nas fartas tetas oficiais). Já as violações da lei e da Constituição, quando toleradas, mudam muito nossa vida. De repente, o inocente é punido sem ser condenado, é preso sem processo formado, é vítima sem ser julgado.

E sua vida, caro leitor, já está exposta ao público. Noticia-se que a Petrobras obteve a quebra do sigilo de 400 mil pessoas, em nove anos (para ter informações sobre candidatos a emprego). Mas é injusto culpar a Petrobras: ela segue uma regra disseminada entre as empresas brasileiras, que adoram vasculhar a vida dos candidatos a emprego. As autoridades costumam aceitar a quebra do sigilo dos outros, mesmo sabendo que é crime punível com até seis anos de prisão.

As empresas alegam que têm de conhecer direito quem é que estão contratando. Talvez até tenham razão; mas, então, que lutem para mudar a lei. E como explicar violações de sigilo que nada têm com emprego? Esta coluna já citou o caso de João Alckmin, combativo radialista de São José dos Campos, que enfrenta a máfia dos caça-níqueis. Os sigilos dele foram violados mais de 20 vezes em dois anos, e por entidades como a Polícia cearense, por exemplo, ou a Polícia Rodoviária. Tudo ilegal - e ele não está procurando emprego em lugar nenhum.

Isso acontece, caro leitor. E ninguém está seguro.

SEGREDOS À VENDA
O caro leitor nunca fez nada de errado e não teme quebras de sigilo? Perfeito: se se sente bem assim, que tome a iniciativa de divulgar seus dados. Nunca mais terá paz em seu endereço, em seu telefone. Mas, de qualquer forma, não precisa se preocupar em divulgar sua vida: já tem boas chances de que sua vida financeira esteja nos CDs vendidos no centro de grandes cidades (em São Paulo, na Rua Santa Ifigênia), por R$ 10 ou R$ 15.

A PALAVRA DO LEITOR
Humberto Domingos Pastore, de São Caetano, assíduo leitor desta coluna, envia sua colaboração sobre sigilos, baseada no poeta russo Maiakovski: Um dia violaram o sigilo fiscal dos políticos adversários. E se achou normal.

Um dia violaram o sigilo dos filhos dos políticos adversários. E se achou normal. Quando violaram o sigilo de um caseiro para beneficiar um ministro, já haviam achado normal. Quando vão reconhecer a gravidade desta situação?

CHATO, MAS ENGRAÇADO
Da avalanche de denúncias sobraram algumas frases engraçadas, de diversos autores:

1 - Meu problema com Serra, Marina e Dilma não é apenas moral. É sobretudo estético.

2 - Está havendo reincidência de um crime já cometido antes por autoridades: a formação de família.

3 - Erenice é mais que uma pessoa física. É uma holding.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;