Economia Titulo
Indústria paulista segue em ritmo forte
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
30/05/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


A indústria paulista continua em ritmo acelerado. Levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) aponta que a produção das fábricas no Estado cresceu 9,9% em abril frente ao mesmo mês do ano passado e 7,7% nos últimos 12 meses. Na comparação de abril em relação a março, houve alta de 1,9%.

O Grande ABC se beneficia particularmente do crescimento da indústria no Estado, segundo os dados da pesquisa. Isso porque os setores que se destacaram tem forte presença na região: a fabricação de veículos, que registra alta de 10,9% em 12 meses e a área de máquinas e equipamentos, com variação de 15,3%.

Em relação à indústria automotiva, o gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, André Rebello, ressalta que o segmento em São Paulo vinha tenho um desempenho fraco no ano passado, enquanto a produção nacional estava mais aquecida. "Isso se inverteu e o setor no Estado está acima da média do País."

Essa inversão teria ocorrido em função de a montadoras da região terem passado a priorizar o mercado interno, reduzindo o volume de vendas ao Exterior.

Por sua vez, os números favoráveis do setor de máquinas e equipamentos também são comemorados pela entidade. Segundo Rebello, a expansão do segmento mostra que os investimentos do setor privado para atender à expansão da demanda interna não pararam de crescer e há uma "crença otimista no futuro".

PERSPECTIVAS
Por causa do cenário favorável no primeiro quadrimestre, a Fiesp revisou para cima as projeções de crescimento da atividade industrial no Estado. De uma alta de 5% para este ano, a federação estima agora uma expansão de 5,5%.

Para o diretor do conselho do Ciesp de Diadema, Walter Bottura Júnior, as perspectivas da indústria se mostram bastante positivas. "O País está crescendo e nossos fundamentos econômicos são sólidos. Além disso, parece que as coisas estão se ajustando nos EUA. Havia o temor de que a crise norte-americana piorasse", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;