Economia Titulo
BCE anuncia nova licitação para absorver 150 bilhões de euros
Por Da AFP
27/12/2007 | 09:17
Compartilhar notícia


O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira uma nova licitação rápida que deve permitir que absorva os excedentes de liquidez no mercado monetário, e que podem chegar a 150 bilhões de euros (217,5 bilhões de dólares).

Esta operação será fixa de 4%, indicou o BCE em um comunicado destinado aos mercados financeiros.

A instituição multiplicou suas operações deste tipo nos últimos dias, com a vontade manifesta de reabsorver os excessos de liquidez que se acumularam no mercado monetário desde a explosão da crise de empréstimos hipotecários de risco ("subprime") nos Estados Unidos.

Esta crise produziu uma desconfiança generalizada entre os bancos comerciais, ante a incapacidade de saber em que medida eles estariam envolvidos no setor do "subprime".

Em conseqüência, os bancos resistem a emprestar dinheiro entre si, o que obrigou o BCE, assim como a outros bancos centrais, a injetar de forma maciça liquidez no mercado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;