Memória Titulo
A Santo André de ontem e para sempre

Como selecionar 50 imagens que expliquem a Santo André do passado entre imagens fotográficas aqui publicadas nos últimos 22 anos?

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Como selecionar 50 imagens que expliquem a Santo André do passado entre imagens fotográficas aqui publicadas nos últimos 22 anos? Este foi o desafio enfrentado pela coluna Memória. O resultado poderá ser visto na exposição a ser inaugurada este mês no Primeiro de Maio FC; e na palestra de hoje à noite na Casa da Palavra, a partir das 19h.

Um exemplo: a foto de hoje. Trata-se de uma concentração em frente ao gabinete da Prefeitura, então situado no início da Rua Coronel Oliveira Lima, onde está o prédio do antigo Cine Tangará, este inaugurado em 1950.

A foto é da primeira metade da década de 1940 e pertence à coleção do jornal Folha do Povo. Foi descoberta pelo pesquisador Adelino Faccioli. Originariamente a coluna Memória publicou esta fotografia em sua edição de 16 de agosto de 2001.

 EM 3 DE ABRIL DE...

1849 - As vilas de Pindamonhangaba, Jacareí, Mogi Mirim e Bananal são elevadas à categoria de cidades.

1939 - Criado o Instituto de Resseguros do Brasil.

1949- Angelo Raphael Pellegrino toma posse como o primeiro prefeito de São Caetano.

1989 - Aberto o 1º ciclo de palestras sobre os 100 anos de vida independente do Grande ABC: 1889-1989. A promoção é do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória) e do Colégio Singular.

MUNICÍPIO PAULISTA

Em 3 de abril de 1949 foi promulgada a lei que tornou Cerquilho um município autônomo. Slogan: ‘A cidade das rosas'.

 SANTOS DO DIA

Gandolfo de Binasco, Irene, Ricardo de Chichester e Sisto I.

ALMANAQUE

Pery Ronchetti Carlos

Nascimento: São Paulo (SP), Vila Prudente, 3 de abril de 1901.

Conselheiro municipal: 1932 e 1933.

Vereador: 1948 a 1951 em São Bernardo.

Falecimento: São Bernardo, 29 de janeiro de 1976.

Na política municipal, integrou comissão para o desmembramento do Distrito de São Bernardo de Santo André, em 1944. Técnico de tecelagem, engenheiro e industrial.

Marcos Antonio de Medeiros

Nascimento: Santo André, 4 de abril de 1967.

Vereador: 2005 a 2008.

Partido: PSDB.

Entre os seus projetos de lei está o que institui meia-entrada aos deficientes físicos em estabelecimentos culturais, esportivos e de lazer.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 3 de abril de 1979

Primeira Página - Metalúrgicos assinam acordo e comissão vai negociar os aumentos. Vila Conde Siciliano pede atenção em Rio Grande da Serra. Falta d'água é crônica nos Jardins Anchieta e São Judas, em Mauá.

Editorial - Os tuberculosos que não existem oficialmente

Futebol - Domingo, no Bruno Daniel: Santo André 0, Brasília (DF) 4; no Baetão, Aliança 2, Rio Claro 0.

Polícia - Esfaqueado e morto em briga de bar em São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;