Política Titulo
Morre a ex-primeira-dama Risoleta Neves
Por Do Diário OnLine
Com Agências
21/09/2003 | 18:24
Compartilhar notícia


A ex-primeira-dama Risoleta Neves, viúva do ex-presidente Tancredo Neves, morreu por volta das 8h20 deste domingo, aos 86 anos, no Rio de Janeiro. Ela sofreu falência múltipla dos órgãos, decorrente de diverticulite (infecção causada pela obstrução do intestino grosso) – mesma doença que vitimou Tancredo, em abril de 1985. O corpo de dona Risoleta será sepultado em São João Del Rey (Minas Gerais), na manhã desta segunda-feira. O enterro será no cemitério da igreja São Francisco de Assis, onde está sepultado o ex-presidente.

Dona Risoleta estava internada no Hospital Copa D'Or (zona Sul do Rio) desde 25 de julho, período em que foi submetida a duas cirurgias. Ela já vinha apresentando problemas de saúde desde o ano passado, quando sofreu uma queda.

O corpo de dona Risoleta Neves foi levado para São João Del Rey nesta tarde. O translado Rio-Minas foi feito por um jato fretado da empresa Leader, que decolou do aeroporto Santos Dumont por volta das 14h. O velório será no Solar dos Neves, no largo do Rosário (centro da cidade histórica mineira), casarão colonial em que ela e Tancredo moravam.

O vice-presidente da República, José Alencar (PL), vai representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia. O horário do sepultamento de dona Risoleta vai depender da chegada do neto e governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), que está na Espanha. O presidente Lula, que neste domingo embarcou em viagem oficial aos Estados Unidos, ligou para Aécio na Espanha e deu as condolências pela perda.

Risoleta Guimarães Tolentino Neves nasceu em 20 de junho de 1917, na cidade mineira de Cláudio (distrito de São João Del Rei, a 180 quilômetros de Belo Horizonte). Quando os dois se conheceram, em São João Del Rei (terra de Tancredo), ele era um advogado que iniciava a vida política e ela, uma jovem marista. Os dois se casaram em 1938. O casal teve três filhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;