Cultura & Lazer Titulo
Som e Fúria
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
10/09/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Mais de 200 artistas estarão no palco do Teatro Paulo Machado de Carvalho hoje e amanhã para executar uma das mais conhecidas peças musicais do mundo, a cantata cênica 'Carmina Burana', do alemão Carl Orff. A ocasião de ouvir a composição completa, que muitas vezes já foi tocada em trechos pelas formações da região, é rara.

A execução será feita pela Orquestra Sinfônica de São Caetano em parceria com o Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro, Coro da Cidade de Santo André e Coro Infantil Sesi Santo André, além do Piap, grupo de percussão da Unesp. A eles, somam-se a soprano Edna D'Oliveira, o barítono Sebastião Teixeira e o contratenor Helder Savir. Um time de peso para a opulência da obra, que já abre com o clássico tema 'O Fortuna'.

Composta a partir de poemas latinos medievais descobertos em 1803 em um velho mosteiro beneditino da Alemanhã, 'Carmina Burana' - 'Canções dos Benediktbeuern', em português -, que às vezes é descrita como a ópera profana, traz como tema a roda da fortuna, que fala da eterna parábola da vida, que gira entre a má e a boa sorte.

Os textos foram feitos por goliardos, sacerdotes de espírito transgressor que desafiavam a moral da igreja medieval compondo sátiras sobre o amor, o sexo e a liberdade, a oscilação do caráter humano, do bem e do mal. Orff musicou alguns dos trechos em três partes: a primeira falando do despertar do homem para a natureza; a segunda do encontro humano com os dons da natureza, principalmente o vinho; e a terceira da descoberta do amor.

"Pelos coros, barítono soprano, tenor solista e coro infantil vão sendo enunciados os temas do amor, da dança, dos jogos e da bebida; emoldurados por um tema predominante, expressamente contrário à moral então vigente, o tema da fortuna", conta o maestro da Filarmônica, Sérgio Assumpção, que completa com um trecho dos poemas: "a roda da fortuna gira: /desço eu, despojado / Outro às alturas ela atira, / vejo-o exaltado!".

O maestro evidencia que as repetições e a instrumentação são a chave da escrita de Orff para a obra. "Uma característica especial do estilo musical de 'Carmina Burana' é a sua construção estática. Em sua estrutura estrófica não há lugar para o desenvolvimento".

Orquestra Filarmônica de São Caetano - Concerto. No Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano. Tel.: 4220-3924. Hoje, às 20h30 e amanhã, às 19h30. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;