Esportes Titulo
Julgamento de César Cielo será dia 20, em Xangai
Do Diário do Grande ABC
14/07/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


César Cielo soube ontem o dia que pode mudar significativamente a carreira. A Corte Arbitral do Esporte anunciou que o julgamento do nadador, junto com outros três brasileiros flagrados no exame antidoping (Nicholas dos Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked), será na quarta-feira. E o resultado será divulgado até dia 22, dois dias antes do início das provas de natação no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, na China.

Os quatro nadadores brasileiros testaram positivo para o diurético furosemida, proibido pela Agência Mundial Antidoping , durante a disputa do Troféu Maria Lenk, em maio, no Rio. Eles atribuíram o resultado a possível contaminação das cápsulas de cafeína, que costumam consumir durante o treino. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos aceitou as explicações dos atletas e aplicou apenas advertência, anulando os resultados deles na competição.

A Federação Internacional de Natação, porém, exigiu punição mais severa e entrou com recurso no CAS. A entidade teria sugerido suspensão de seis meses, que deixaria Cielo de fora do Mundial, mas não impediria a presença na Olimpíada de Londres, em 2012.

Segundo a nota oficial do CAS, a audiência será realizada em Xangai - Cesar Cielo já está na China, junto com a delegação brasileira. Mas testemunhas e parte dos envolvidos vão participar da audiência por meio de videoconferência - os outros três nadadores ficaram no Brasil. Os depoimentos deverão tomar metade do dia e, na sequência, o painel arbitral iniciará as deliberações com a decisão final a ser tomada até o fim do dia 22.

Se for suspenso, Cesar Cielo ficará automaticamente fora da competição em Xangai. Nicholas dos Santos e Henrique Barbosa ficaram sem as vagas no Mundial com a advertência emitida pela CBDA, pois eles perderam os índices obtidos no Troféu Maria Lenk, quando houve o teste antidoping. Marco Antônio Macedo e Vinícius Waked herdaram as vagas, enquanto Tales Cerdeira que iria substituir Henrique Barbosa pediu dispensa para disputar os Jogos Militares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;