Economia Titulo
Fusões e aquisições no País batem recorde em 2010
23/12/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


O ano de 2010 marca um recorde em operações de fusões e aquisições no País. Segundo a auditoria KPMG, até o dia 20 foram realizadas 707 operações, já superando a marca histórica anterior de 699 transações registradas durante todo o ano de 2007.

 Na comparação do acumulado do ano até 20 de dezembro de 2009, quando ocorreram 454 fusões e aquisições, o crescimento é de 56%. "O fator decisivo para a quebra desse recorde foi o apetite das empresas estrangeiras por aquisições no Brasil. Em relação ao ano passado, até o momento, houve aumento de 87% nessas transações, enquanto as aquisições lideradas por empresas brasileiras cresceram 46% no mesmo período. As operações brasileiras somam número relevante, mas o verdadeiro diferencial foi o aumento do investimento estrangeiro no País", afirmou o sócio responsável pela pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil, Luis Motta, em nota.

No acumulado de 2010, as transações lideradas por brasileiras representaram 60% do total, sendo 323 domésticas (entre empresas de capital brasileiro), 65 aquisições/fusões de estrangeiras estabelecidas no Exterior e 34 compras/fusões de estrangeiras localizadas no País.

Já na análise do país de origem das empresas estrangeiras que adquiriram operações brasileiras durante 2010, o destaque foi para as companhias norte-americanas (com 113 transações), seguidas pelas francesas (com 22) e chinesas (com 21).

Entre os segmentos que mais promoveram esses tipos de operações, destacaram-se, no ano, o setor de tecnologia da informação (85 transações), alimentos (41), bebidas e fumo (38), real estate (construção, com 35), energia, óleo & gás (33).

Outros setores relevantes foram prestadoras de serviços (29 operações); instituições financeiras (28), açúcar e álcool, agências de publicidade e telecom e mídia, com 26 transações em cada segmento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;