Memória Titulo
Comissão pensa o 10º Congresso de História

A Fundação Pró-Memória de São Caetano promove amanhã a primeira reunião da Comissão Temática do 10º Congresso de História...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A Fundação Pró-Memória de São Caetano promove amanhã a primeira reunião da Comissão Temática do 10º Congresso de História do Grande ABC. O grupo foi constituído na quarta-feira, no Consórcio Intermunicipal. A reunião começará às 9h30 na fundação, que fica na Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, esquina com a Avenida Goiás. Será a primeira reunião temática de uma série.

Da parte da coluna, sugerimos à comissão que leve em consideração um dos itens que marcaram a realização dos primeiros congressos: a possibilidade de encontros preparatórios, em cada uma das sete cidades. Tais encontros seriam realizados por iniciativa das entidades oficiais de memória locais e se constituiriam em fóruns que cuidariam do inventário daquilo que se realiza (ou realizou mais recentemente) em termos de trabalhos voltados à memória local.

INVENTÁRIO

Diário, 13 de dezembro de 1992. Título: Fundação conta a história de São Caetano. Reportagem de Maria Angélica Sales.

A reportagem lembra que o bairro Fundação já se chamou bairro da Ponte e foi o primeiro da cidade, nascido em torno da sede da Fazenda São Caetano, dos beneditinos, no século 18. A matéria de Maria Angélica ganhou capa do caderno Setecidades e foi ilustrada com fotos atuais e antigas de vários pontos que mostravam a transformação do bairro em local dormitório. Pelo menos em 1992. E hoje?

TEATRO

Douglas Amauri Zanei (douglaszanei@hotmail.com), de Santo André, está fazendo um blog sobre o teatro amador. Para conferir é só acessar http://teatroamador.zip.net/. Zanei tem utilizado as informações publicadas por Paschoalino Assumpção. Zanei também tem uma história ligada ao teatro amador.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 1º de abril de 1979

Primeira Página - Governo estabelece novas áreas para atuação do Ministério da Indústria e do Comércio. Cemitério particular no Jardim Ipanema, em Santo André, causa polêmica.

31 de março - Números divulgados pelo padre Rubens Chasseraux, pároco de Vila Palmares, em Santo André: em 1964, quando da revolução militar, havia uma única favela em Santo André; hoje são 53. Em São Bernardo eram quatro; hoje são 47.

Crônica - Roterdan Cravo, pseudônimo do jornalista e editor Fausto Polesi, usa de ironia para criticar os passos do regime militar: "Se a Arena e seus arenosos tiverem que ser amparados a qualquer custo - moral e financeiro -, então faça-me um favor, caro amigo João (Figueiredo, presidente da República): censura em todo mundo e vamos viver felizes, na ignorância total da orgia. E como na ignorância não sabemos quem é quem, nada de eleição para isso ou aquilo; tudo bobagem dos tais democratas".

Editorial - Já se sente a aragem da liberdade

EM 1º DE ABRIL DE...

1969 - Fritz Jank, pianista, apresenta-se na Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André em uma promoção da Sociedade Amigos da Música.

1989 - Entra em vigor a lei que torna obrigatório, em automóveis, o uso do cinto de segurança nas estradas.

SANTOS DO DIA

 Hugo de Grenobble, Ludovico Pavoni e Teodora.

Hugo de Grenobble. Faleceu na França em 1132. Durante 52 anos foi bispo de sua cidade.

 HOJE

Dia Mundial da Juventude e Dia do Trote (ou seria o Dia da Mentira?). t ALMANAQUE

Waldemar Soares

Nascimento: Santos (SP), 1º de abril de 1929.

Vereador: 1973 a 1983.

Partido: Arena

Falecimento: Santo André, 30 de novembro de 1984.

Sua base política eram os bairros. Desde a vinda de sua família para Santo André, em 1940, morou no Parque das Nações e por muitos anos foi fiscal de obras e chefe da fiscalização na Prefeitura. Daí os seus trabalhos na Câmara serem sempre voltados para as questões urbanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;