Economia Titulo
Bolsa de Tóquio fecha em baixa de 1,95%
Do Diário do Grande ABC
09/05/2000 | 08:37
Compartilhar notícia


As fortes realizaçoes com os papéis de tecnologia e telecomunicaçoes fizeram com que a Bolsa de Tóquio fechasse em queda acentuada. O índice Nikkei-225 perdeu 355,42 pontos (-1,95%), para terminar em 17.844,54 pontos seu nível mais baixo de fechamento desde 28 de outubro do ano passado. O Topix, índice amplo que espelha a variaçao das açoes da sessao matutina, deslizou 27,38 pontos (-1,61%), para 1.669 14 pontos.

O mercado de Tóquio refletiu as instabilidades do índice Nasdaq, que caiu segunda-feira 3,86%. O declínio reaqueceu as dúvidas sobre a valorizaçao dos papéis de tecnologia e telecomunicaçoes também no Japao, abalando a confiança dos investidores sobre as açoes desses grupos negociadas em Tóquio.

O Softbank, um dos maiores patrocinadores mundiais de empresas pontocom, despencou 7,4%. As açoes do Softbank tiveram uma valorizaçao de mais de 25 vezes de janeiro a 15 de fe vereiro deste ano. A NTT DoCoMo, maior companhia de telefonia móvel do Japao, recuou 4,4%. A Nippon Telegraph & Telephone perdeu 2,7%, um dia após a maior empresa japonesa de telefonia ter informado que pagará um prêmio de 67% para comprar 90% de participaçao da Verio, grupo norte-americano que hospeda e desenvolve websites, afetada pela percepçao de que a NTT está pagando muito pelo investimento. Paralelamente, a Standard & Poor's disse que vai revisar, em breve, o rating da dívida da NTT. A Hikari Tsushin, uma companhia que oferece serviços de subscriçao de telefonia móvel com investimentos em companhia ligadas à internet, foi o segundo papel com maior perda na sessao matutina da Bolsa de Tóquio, derretendo 13% para 13 mil ienes, o seu limite máximo de queda em um dia. As açoes da Hikari Tsushin perderam 90% de seu valor nos últimos três meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;