Internacional Titulo
Noda vence eleição para ser primeiro-ministro
Por
29/08/2011 | 03:29
Compartilhar notícia


O ministro das Finanças do Japão, Yoshihiko Noda, saiu dos bastidores para se tornar o próximo primeiro-ministro, após uma eleição disputada, que se transformou em uma batalha mais entre as facções internas do Partido Democrático do Japão (PDJ) do que entre propostas políticas.

Noda, de 54 anos, derrotou o ministro de Indústria e Comércio Exterior Banri Kaieda, por 215 votos a 177, em um segundo turno realizado após a exclusão de outros três concorrentes, já que ninguém conseguiu a maioria absoluta dos votos. Kaieda foi derrotado mesmo tendo o apoio de Ichiro Ozawa, "cacique" do PDJ, e de sua facção de cerca de 120 parlamentares. Ozawa foi suspenso do PDJ enquanto aguarda julgamento em um escândalo de financiamento de campanha e por isso não pôde votar.

Ministro de Finanças desde junho do ano passado, Noda tem sido considerado um conservador de mão firme em matéria fiscal, em meio à turbulência econômica internacional e sob uma série de choques que atingiram a economia japonesa, em particular depois do terremoto e tsunami de 11 de março. As informações são da Dow Jones. (Hélio Barboza)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;