Internacional Titulo
Quênia elege sucessor de presidente no poder há 25 anos
Por Da AFP
27/12/2002 | 10:33
Compartilhar notícia


Os quenianos estão votando nesta sexta-feira para eleger o sucessor de Daniel Arap Moi, 78 anos, no poder há 25 anos. São esperados 10 milhões de eleitores nas urnas.

A votação começou às 6h locais e as urnas permanecerão abertas até as 18h. As eleições legislativas e locais também estão sendo realizadas nesta sexta. Para toda esta votação, a Coalizão Nacional Arco-íris (Narc), que reúne a maioria dos partidos da oposição, aparece como favorita ante a União Nacional Africana do Quênia (Kanu), no poder desde a independência, em 1963.

Vários observadores estrangeiros vigiavam o bom funcionamento das eleições. O presidente Moi, que votou às 6h30, em Kadui, no vale do Rift, Norte do país, desejou “boa sorte a quem for eleito”. Ele foi impedido de apresentar novamente candidatura.

Uhuru Kenyatta, 42 anos, candidato do partido no poder, disse estar “confiante na vitória”. Filho do primeiro presidente e fundador do Quênia, Jomo Kenyatta (1963-1978), Uhuru Kenyatta é ativamente apoiado pelo presidente Moi.

Este apoio provocou a desintegração da coalizão, quando vários dirigentes do partido se uniram à Narc para protestar contra a candidatura de Kenyatta, criticado por sua falta de experiência política. Mwai Kibaki, 71 anos, candidato da Narc, foi duas vezes candidato à Presidência e serviu durante 25 anos no poder, passando depois para a oposição, em 1991, quando entrou em vigência o sistema de pluralismo partidário.

Uma pesquisa de uma organização norte-americana, publicada no início deste mês, dava a ele 68% das intenções de voto contra apenas 21% para Kenyatta. Outros três candidatos participam nas eleições: Simeon Nyachae, do Foro Popular para o Restabelecimento da Democracia, James Orengo, do Partido Social-Democrata, e David Ng'ethe, do Partido do Povo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;