Internacional Titulo
Rússia deve assinar acordo de US$ 40 bi com Iraque, diz jornal
Por Das Agências
17/08/2002 | 11:02
Compartilhar notícia


A Rússia e o Iraque planejam assinar um acordo de cooperação econômica de cinco anos, avaliado em US$ 40 bilhões, afirmou neste sábado o jornal americano Washington Post.

O acordo envolve a cooperação em várias indústrias, inclusive de petróleo, energia elétrica, produtos químicos, irrigação, construção de estradas de ferro e transporte, segundo autoridades iraquianas e russas, afirma o jornal. "A Rússia foi, é e será nosso principal parceiro", disse Abbas Khalaf, embaixador do Iraque em Moscou.

"O que precisamos de Moscou é apoio moral, político e diplomático, porque o Iraque mostrou ao mundo todo que pode se defender sozinho. As declarações agressivas dos Estados Unidos contra o Iraque despertaram reações negativas na Rússia", acrescentou.

O acordo comercial reforça os laços estreitos entre a Rússia e Bagdá, apesar dos Estados Unidos estarem tentado que seus aliados se unam ao bloqueio ao Iraque. Washington está considerando uma ação militar em suas tentativas de derrubar o presidente iraquiano Saddam Hussein.

Especialistas soviéticos ou russos construíram grande parte da infra-estrutura do Iraque, motivo pelo qual Bagdá quer o conhecimento da Rússia para consertar e modernizá-la.

Moscou é há tempos um dos maiores defensores do Iraque na arena internacional e um parceiro comercial relevante, que abastece o setor militar, afirmou o Washington Post.

A Rússia continua reforçando seus vínculos com o Iraque, Irã e Coréia do Norte, os três países classificados pelo presidente americano George W. Bush como integrantes do "Eixo do Mal".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;