Nacional Titulo
Ministério da Saúde amplia acesso aos dados de malária
Das Agências
01/08/2007 | 17:54
Compartilhar notícia


O Ministério da Saúde ampliou o acesso da população aos dados de malária pela Internet. Pela primeira vez, informações epidemiológicas detalhadas e atualizadas sobre a doença podem ser consultadas diretamente pelo novo SIG-Malária (Sistema de Informações Gerenciais de Malária), disponível no endereço eletrônico www.saude.gov.br/svs.

Pelo SIG-Malária é possível obter dados das notificações da doença, número de amostras de sangue coletadas, quantidade de exames positivos, pessoas em tratamento, entre outras informações. Estão disponíveis dados nacionais, estaduais e municipais.


Alimentado por cerca de 43 mil agentes de saúde, o sistema abrangerá mais de 135 mil localidades da Região Amazônica. Por reunir informações detalhadas sobre a doença, o SIG-Malária será útil aos pesquisadores da doença, estudantes, turistas, ONGs (Organizações Não Governamentais), auditores do Tribunal de Contas da União, participantes de conselhos estaduais ou municipais de saúde ou a qualquer pessoa interessada no tema.


A Região Amazônica concentra 99,7% dos casos de malária do país, e abrange os Estados do Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de Mato Grosso e Maranhão.

Entre 2005 e 2006, a malária teve queda de 9,4% na Região Amazônica. Em 2005 foram notificados 604 mil casos da doença, contra 547 mil em 2006.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;