Esportes Titulo
Guga está fora da Olimpíada
Por Analy Cristofani
Da Redaçao
06/09/2000 | 00:20
Compartilhar notícia


  Gustavo Kuerten desistiu de ir aos Jogos Olímpicos de Sydney. O brasileiro optou por apoiar seu patrocinador oficial (a marca Diadora) e está fora da competiçao. A decisao foi tomada nesta terça à noite pelo tenista, que nao teve o apoio do presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman. O dirigente anunciou que nao faria concessao ao atleta, que deveria vestir uniforme da Olympikus, patrocinadora oficial da delegaçao brasileira na Austrália.

Depois de alguns meses de negociaçao entre o COB, a equipe de Guga e a Diadora, em que nenhuma das três chegou a um consenso sobre o uniforme do jogador, a opçao por participar foi deixada de lado na noite desta terça. "Fiquei muito triste em ter de tomar esta decisao de nao ir a Sydney. Era um sonho meu jogar a Olimpíada e defender o Brasil, mas nao poderia desonrar o meu patrocinador, que me apoiou desde o início da carreira e acreditou em mim, quando ninguém me conhecia e o título de Roland Garros passava longe da minha cabeça. Se nao fossem eles, talvez eu nem estivesse na posiçao em que estou hoje", lamentou o catarinense.

Para o técnico Larri Passos, Guga estava pronto para ir aos Jogos, mas a decisao dará ao tenista mais alguns dias para descansar e voltar a treinar a partir de segunda-feira, já se preparando para as próximas competiçoes na Asia, quando vai disputar o ATP Tour de Hong Kong e o de Tóquio. "Tínhamos passagens reservadas para Sydney na sexta-feira e treinamos forte nos últimos dias focado na Olimpíada. O Guga estava treinando super bem, mas agora vamos mudar a programaçao, descansar e iniciar tudo de novo na semana que vem pensando nos outros torneios".

Kuerten ficou decepcionado com a atitude do COB, mas acredita que fez a escolha certa. "Tenho certeza de que minha equipe fez de tudo, da melhor maneira possível, só que nao teve jeito. Mas a vida me ensinou que obstáculos como esses aparecem para me fortalecer e vou trabalhar ainda mais forte para jogar cada vez melhor. Vou continuar firme e forte e daqui do Brasil vou ficar torcendo para os meus amigos e para toda a equipe brasileira voltar com muitas medalhas, especialmente o meu conterrâneo Fernando Scherer (Xuxa, da nataçao)".

Nuzman permaneceu firme na sua decisao de nao levar Guga caso este nao atendesse às normas do COB (apenas a equipe de futebol pôde permanecer com seu patrocinador oficial). "Nao faremos nenhuma exceçao. O equipamento deve ser o que foi adotado por cada comitê olímpico. O nosso traz a marca Olympikus", indicou o presidente.

Acreditando estar certo, Nuzman ainda alfinetou o tenista e seu patrocinador. "Os patrocinadores de Guga prestam um mau serviço ao esporte brasileiro e ao próprio Guga. Duvido que um esportista como ele nao queira disputar os Jogos".

Nuzman afirmou ter advertido em junho passado da impossibilidade de os patrocinadores exibirem suas marcas, exceto para a raquete e os tênis. As negociaçoes teriam avançado: o patrocinador italiano de Kuerten teria aceito retirar seu logotipo se o da Olympikus também nao aparecesse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;