Internacional Titulo
Bush comemora resposta do Irã à proposta européia
Por Da AFP
06/06/2006 | 20:19
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, considerou "positiva" nesta terça-feira a reação inicial dos iranianos à proposta de negociação que lhes foi apresentada pelas potências ocidentais para tentar solucionar a crise sobre o programa nuclear da República Islâmica.

"Veremos se os iranianos levam nossa oferta seriamente. São eles que devem tomar a decisão", afirmou o presidente. "Já disse que os EUA se sentarão à mesa com eles enquanto estiverem dispostos a suspender o enriquecimento de urânio de maneira verificável. Portanto, me parece uma resposta positiva".

Mais cedo, o Irã comentou que a proposta, elaborada pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e França) e a Alemanha continha "passos positivos", mas também "ambigüidades".

A proposta, entregue ao Irã pelo alto representante da União Européia para a Política Externa e de Segurança, Javier Solana, inclui incentivos (em particular no âmbito comercial) para convencer Teerã a renunciar ao enriquecimento de urânio, mas acrescenta um trecho mais coercitivo, no qual ameaça empreender ações no Conselho de Segurança da ONU.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;