Internacional Titulo
General colombiano é condenado por não proteger população
Das Agências
13/02/2001 | 09:51
Compartilhar notícia


Um general reformado do Exército colombiano foi condenado a 40 meses de prisão por não oferecer proteção aos habitantes de um povoado, assassinados por um grupo paramilitar. O general Jaime Humberto Uscategui recebeu a sentença de um Conselho de Guerra presidido pelo comandante da Força Aérea, Héctor Fabio Velasco. Esta é a primeira vez na história do Exército colombiano que um general é condenado por um tribunal militar.

Uscategui foi acusado de não proteger os habitantes de Mapiripán, um povoado a 300 quilômetros de Bogotá. Segundo testemunhas, em julho de 1997, um grupo paramilitar chegou à região e assassinou mais de 30 camponeses. Na época, Uscategui era comandante da VII Brigada do Exército, destacamento que tinha jurisdição sobre Mapiripán. O oficial foi comunicado da presença dos paramilitares, mas não tomou medidas preventivas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;