Setecidades Titulo
Paciente de Mauá ganha Professores da Alegria
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
05/08/2005 | 07:40
Compartilhar notícia


Os pacientes do Hospital Nardini, em Mauá, receberão visita especial todas as segundas e quintas-feiras. O programa Professores da Alegria, lançado oficialmente nesta quinta, atenderá às crianças internadas e aos pacientes em espera no Pronto-Socorro do hospital. A iniciativa visa oferecer mais conforto aos doentes e acompanhantes. “Queremos mostrar que não estão lá por castigo e que não é porque estão com problemas de saúde que precisam perder a alegria. Nossa proposta é estimular os pacientes no desejo de recuperação”, explica a secretária de Saúde da cidade, Sandra Regina Vieira.

Para colocar o projeto em prática, uma equipe de nove pessoas foi treinada. “São estagiários e professores de Educação Física”, completa o secretário de Esportes de Mauá, Francisco de Carvalho Filho. Inicialmente, as visitas acontecerão das 14h às 17h30. “Depois vamos avaliar os resultados, principalmente os benefícios garantidos pelo projeto para decidir estendê-lo para mais dias da semana”, diz Sandra. A secretária explica ainda que a avaliação deverá ser minuciosa porque em momento algum a visita dos monitores poderá prejudicar o acompanhamento clínico dos pacientes. Por conta desse cuidado, Sandra já descarta a possibilidade de tornar o programa diário.

“O que queremos é proporcionar o bem-estar das crianças e a auto-estima dos adultos, por isso investimos no diferencial que são as visitas aos pacientes do PS”, completa. Em geral, o projeto inspirado no Doutores da Alegria se restringe aos aposentos da Pediatria.

De acordo com Sandra, no Pronto-Socorro, o foco principal da equipe de monitores serão os idosos. “A proposta é promover jogos e dar assistência especial a esse grupo de pacientes. O trabalho deve mudar o desejo dos enfermos de querer sair logo do ambiente hospitalar. Sabemos bem que, principalmente para os adultos, o hospital não é um local agradável”, avalia a secretária.

Filme – Visitas constantes a doentes feitas por profissionais especializados em lazer não é novidade na região. No Centro Hospitalar de Santo André, o programa também já existe. A idéia de propagar o amor com originalidade nasceu do médico alemão Hunter Adams, nacionalmente conhecido como o Doutor da Alegria. Em junho, Adams visitou a região e atraiu mais de 1,5 mil pessoas na palestra ministrada em São Bernardo.

Foi Adams que inspirou o filme Patch Adams, o amor é contagioso. O médico defende e incentiva o que chama de Revolução do Amor. Algo bem simples e pouco praticado, segundo ele: priorizar o paciente, não a doença. Como dá bons resultados, sua técnica vem ganhando cada vez mais espaço nos hospitais do país.

No auge dos seus 60 anos, Adams acredita que rir é o melhor remédio. Há mais de 25 anos, veste-se apenas de palhaço. O personagem é o mesmo incorporado pelos voluntários que propagam sua proposta nos hospitais municipais do Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;