Setecidades Titulo
Plano para combater alcoolismo contempla o Grande ABC
Por Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
08/06/2009 | 07:07
Compartilhar notícia


Quatro cidades do Grande ABC serão contempladas pelo plano emergencial de combate ao uso abusivo de álcool e drogas por crianças e adolescentes anunciado na semana passada pelo Ministério da Saúde.

Até o fim de 2010 serão investidos R$ 117,3 milhões no SUS (Sistema Único de Saúde) com estrutura e profissionais capacitados para lidar com a prevenção aos vícios e promover o tratamento dos danos causados aos dependentes químicos.

Em São Paulo, 26 municípios receberão, ao todo, 19 novos CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) e 659 leitos de referência para tratamento de álcool e drogas. Atualmente, o Estado tem 57 CAPs. O Ministério não especificou se São Bernardo, Santo André, Mauá e Diadema estão entre os municípios beneficiados nesta distribuição, mas as cidades do Grande ABC entrarão no programa. A proposta é alcançar principalmente crianças e adolescentes por meio das ações de prevenção, promoção e tratamento dos riscos e danos associados ao consumo prejudicial de substâncias psicoativas.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que a ação será intersetorial e envolverá órgãos como o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos, entre outros, além de toda a sociedade. "Vamos trabalhar com algumas iniciativas importantes, até porque o consumo de algumas drogas atinge crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social."

O plano inclui o lançamento de duas publicações sobre álcool e outras drogas. A primeira é voltada aos profissionais da rede de saúde e de apoio social e deverá ser lançada no segundo semestre. A segunda é dirigida aos alunos da rede regular de ensino e o lançamento será no próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;