Cultura & Lazer Titulo
Corpo caído nas ruas
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
27/10/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


"Essa realidade é muito próxima, mas a gente vira o rosto", constata o coreográfo e bailarino Pedro Costa. Ele se refere ao universo dos usuários de crack, tema de inspiração para o espetáculo de dança contemporânea Pipando... Onde Dormem os Pássaros, que estreia hoje, às 20h, na Galeria Olido, em São Paulo.

Depois de observar corpos caídos no chão, decidiu se mobilizar. "Quero alertar a sociedade e, principalmente, o jovem", frisa o fundador do Núcleo Artístico Pedro Costa, que já dirigiu a Cia. de Dança de Diadema e lecionou no Centro de Dança de Santo André.

Para dar veracidade à coreografia que teve concepção coletiva, o elenco fez laboratórios, investigando lugares como a Praça da Sé, o Largo Coração de Jesus e a Cracolândia, onde foram feitas entrevistas com os dependentes. "Também observamos os corpos, os gestuais, as transições. Quando a polícia chega, precisam mudar de lugar", conta o criador.

Cenas das ruas foram levadas para o espetáculo. Com trilha original, assinada pelo baixista Andrei Ivanovic e pelo produtor Wilson Ferreira, a coreografia guia a plateia a caminhos tortuosos que se bifurcam entre alucinações e conflitos que levam ao isolamento.

No palco, sobem tipos como mulher que deixa ambientes luxuosos para ser espécie de ‘zumbi' e criança que mantém olhar direcionado ao chão, à procura de alguma ‘pedra'. "Cada bailarino incorpora o personagem que mais lhe marcou, podendo haver a fusão de histórias", aponta Costa.

Vídeo-arte de imagens das ruas - tendo depoimento de personagem que não possui a identidade revelada - integra o espetáculo, além de hip-hop e improvisação. A última, possível durante os momentos livres, nos quais os bailarinos podem agir de acordo com o que estão sentindo no dia. "Existe uma linha, mas o criador tem a liberdade de ampla expressão", explica o coreógrafo.

A proposta de Pedro Costa é ainda circular, a partir do ano quem vem, com a montagem em escolas de todo o Brasil. O elenco fica completo com Lúcia Weber, Sérgio Luiz, Roger de Paula e Marcio Dantas.

Pipando... Onde Dormem os Pássaros Dança. Na Galeria Olido - Avenida São João, 473, São Paulo. Tel.: 3331-8399. Estreia hoje, às 20h. Todos os dias, até sábado, às 20h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;