Setecidades Titulo São Bernardo
Carroceiro cria animais em lixão

Cachorros, gatos e galinhas vivem à beira do Córrego dos Ourives, no Taboão

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
26/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Um lixão a céu aberto e cheio de restos de comida virou casa de cerca de 30 cães, além de gatos e galinhas. Quem leva os animais para o local é um carroceiro, identificado como José Padilha, que invadiu terreno da Prefeitura às margens do Córrego dos Ourives, no fim da Rua Patagônia, no bairro Taboão, divisa de São Bernardo com a Capital. Muitos dos animais têm sarna e bicheira.

Segundo vizinhos, o carroceiro, que não estava no terreno enquanto a equipe do Diário vistoriou o local, é agressivo e não permite que os animais sejam tratados, castrados e doados. Há relatos de que ele abusa sexualmente das cadelas. "Os animais precisam sair daqui, e esse terreno deve ser limpo", diz a professora Thailla Santana Sousa, 25 anos.

Há pelo menos um mês, ela e duas amigas, a blogueira Marina Fujii, 25, e a psicóloga Maira Chittero de Oliveira, levam ração e tentam, em vão, retirar os bichos de lá. "Até agora conseguimos resgatar apenas duas cadelas, que estão para adoção. Mas há várias que ele não deixa chegar perto e, sem castração, os bichos estão se reproduzindo aos montes", disse Maira. Atualmente há duas cadelas prenhas.

Segundo a Prefeitura, em julho do ano passado houve intervenção no terreno, com a participação de agentes de várias secretarias, como de Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania, Gestão Ambiental e Serviços Urbanos, além da Guarda Municipal. Na ocasião, foi recolhida grande quantidade de lixo e o acesso à área foi interditado. Houve tentativa de convencer o catador a deixar o terreno, mas ele se recusou. O Centro de Controle de Zoonoses apreendeu oito cavalos durante a ação.

Padilha invadiu novamente o local em poucos dias. A limpeza do terreno é periódica, mas não dá conta do acúmulo de lixo. A última foi feita pela Secretaria de Serviços Urbanos no dia 16. Em menos de dez dias, o carroceiro acumulou montanhas do tamanho de uma pessoa de 1,70 m. E, ao menos por enquanto, o problema segue sem solução.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;