Setecidades Titulo
Pesquisa aponta aumento de 38% de coleta seletiva de lixo no Brasil
Aline Mazzo
Do Diário do Grande ABC
04/07/2006 | 08:07
Compartilhar notícia


Reciclar o lixo tornou-se necessário para as grandes cidades. Prova disso é a pesquisa divulgada na semana passada pelo Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) que registrou o aumento de 38% do serviço de coleta seletiva no Brasil, em relação a 2004. No Grande ABC, seis das sete cidades se preocupam com isso e incluem a coleta seletiva como uma atividade cidadã, na maioria das vezes desenvolvida em parceria com cooperativas. Rio Grande da Serra é o único município que não tem programa de coleta seletiva.

“Não temos mais espaço para alocar os resíduos sólidos em aterros sanitários, já que os espaços livres são áreas de manancial e, quando estão em espaço urbanos, existe uma enorme resistência por parte da população em aceitar um lixão próximo de casa”, explica a coordenadora do Núcleo e Agência Ambiental da Universidade Metodista de São Paulo, Waverli Maia Matarazzo, que ainda destaca a importância ecológica da reciclagem, que ajuda a diminuir a extração de produtos da natureza.

Em Santo André, a coleta começou a ser implementada em 1997. De acordo com as informações do Semasa (Serviço Munipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o projeto teve tanta adesão que foi aplicado em 60% da cidade e em 2000 a coleta começou a ser feita de porta em porta. A autarquia garante que em sua última pesquisa registrou adesão de 60% da população, que separa seu lixo reciclável (papel, plástico, vidro e metal) para o caminhão recolher.

Em São Bernardo, o projeto existe desde 2000 e a população pode contar com cerca de 200 Ecopontos, onde podem deixar papel, plástico, vidro e metal. Esses materiais são recolhidos pela Prefeitura e levados para dois Centro de Ecologia e Cidadania que, segundo informações da Prefeitura, um abriga ex-catadores do Lixão do Alvarenga e outro, ex-catadores de rua. Todo o material é vendido para indústrias de reciclagem e o lucro é revertido para os próprios catadores. A Prefeitura ainda estima que cerca de 5 toneladas de reciclável são coletadas por dia.

São Caetano iniciou o programa de coleta seletiva em junho deste ano e conta com 50 PEVs espalhados por toda a cidade. O material será encaminhado para uma estação de reciclagem – em construção – e seguirá para empresas especilizadas da região.

O Projeto Viva Limpa, implantado em 2002 em Diadema, possui cinco postos de coleta de materiais reciclados, que correspondem aos endereços das cooperativas que fazem a triagem e a venda destes produtos. Elas ainda recolhem porta a porta no entorno destes postos e possuem convênio com algumas empresas da região.

Mauá tem 46 PEVs para recolher os recicláveis. Eles são coletados por uma empresa terceirizada pela Prefeitura e entregues na Cooperma (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Reciclagem de Mauá), que faz a seleção e a venda destes materiais.

A coleta de Ribeirão Pires é realizada pela Cooper Pires. “Cedemos o galpão e o único caminhão de carroceria aberta de Prefeitura para a cooperativa por duas e três vezes por semena”, conta o assistente técnico em meio ambiente de Ribeirão Pires, Marcelo Liochi. A cooperativa faz coleta porta a porta e fica com o lucro dos recicláveis, que são vendidos para empresas da região. Na contra mão da região, fica Rio Grande da Serra, que segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, não possui sistema de coleta seletiva. n

Veja como colaborar com a coleta seletiva na sua cidade

SANTO ANDRÉ

Tem mais de 150 postos para o recolhimento de material reciclável. Verifique qual o mais próximo da sua casa pelo telefone 115.
É a única cidade que possui coleta seletiva porta a porta programação de coleta nas residências. Confira os horários:
 
Segundas-feiras,a partir das 7h
Campestre, Jardim, Jardim Santa Maria, V.Palmares, V.Príncipe de Gales, Sacadura Cabral, Santa Maria, V.Alpina, V.Aquilino, V.Guiomar, Paraíso, Santa Tereza, V.Alzira, V.Assunção, Parque Central e V.Dora.

Terças-feiras,a partir das 7h
V.Lucinda, Jardim das Maravilhas, Parque Oratório, Santo Antônio, Jardim Utinga, V.Curuçá, Francisco Matarazzo, Jaçatuba, Parque das Nações, Paranapiacaba e Parque Andreense.

Quartas-feiras, a partir das 7h
V.Alice, V.Bastos, Jardim Bela Vista, Jardim Bom Pastor, V.Floresta, V.Gilda, Pinheirinho, V.Scarpelli, Valparaíso, V.América, Centreville, Cidade São Jorge, Parque Gerassi, Parque Guaraciaba, V.Guarani, V.Helena, Homero Thon, Humaitá, Parque Marajoara, Marek, V.Pires, V.Progresso e Silveira

Quintas-feiras, a partir das 7h
Jardim Aclimação, V. Alba, Condomínio Maracanã, V. Guaraciaba, Jardim Guarará, Jardim Ipanema, Jardim Irene, V. João Ramalho, V. Lutécia, V. Luzita, Morro dos Moltinhos, V. Rica, Jardim Santa Cristina, Jardim Santo André,Jardim Silvana, Sítio dos Viana, V. Suíça, Teles de Menezes, V. Tibiriçá, Parque Miami, Parque Pedroso, Pintassilva, Recanto da Borda do Campo, Riviera, São Bernardo Novo, Três Divisas e Waisberg.

Sextas-feiras, a partir das 7h
Jardim Las Vegas, V. Linda, V. Marina, Jardim Milena, Jardim Oriental, Pilar, Jardim Progresso, Jardim Stella, V. Vitória, Jardim Alvorada, Jardim Cristiane, V. Eldízia, Jardim Estádio, V. Guilhermina, Inocoop Alvorada, Jamaica, V. Junqueira.

Sábados,a partir das 7h
Bangu, Camilópolis, Inocoop, V. Metalúrgica, Santa Terezinha, V. São Pedro, V. Sá e Utinga, Parque Novo Oratório, Jardim Santo Alberto, Jardim Ana Maria, Parque Capuava, Jardim Itapoan, Jardim Alzira Franco, Conjunto Habitacional Avenida dos Estados, Parque Erasmo Assunção, Parque João Ramalho e Jardim Rina

De segunda a sábado, a partir das 17h – Centro e Casa Branca.
 

SÃO BERNARDO

O material reciclável é recolhido em mais de 200 Ecopontos espalhados pela cidade. Para saber qual o local de entrega mais próximo da sua casa, ligue para 4368-4280


SÃO CAETANO

A cidade possui cerca de 50 PEVs (Postos de Entrega Voluntária). Mais informações pelo telefone 4232-5851.

DIADEMA

Os reciclados são coletados pelas cooperativas no entorno dos bairros de Chico Mendes, Piraporinha, Taboão e Vila Nogueira. O programa Vida Limpa ainda possui cinco postos de coleta. Informações pelo telefone 0800-7720772.

MAUÁ

Existem 46 PEVs. Mais informações pelo telefone 4544-1302.
 
RIBEIRÃO PIRES

O recolhimento de recicláveis é feito pela Cooper Pires.

Veja a programação de coleta:

Segundas-feiras – Centro Alto.
Terças-feiras – Santa Luzia.
Quartas-feiras – Centro.
Quintas-feiras – Aliança, Santana e Alvorada.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;