D+ Titulo
Acampamento High-Tech
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
09/01/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Vizualize a cena: mais de 6.000 loucos por internet e tecnologia conectados durante sete dias, 24 horas por dia, com a mente trabalhando a mil por hora, arranjando tempo para palestras, oficinas e outras dezenas de atividades, além de muita diversão, claro. Tudo isso vai rolar de 17 a 23 (segunda a domingo) no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, durante a quarta edição da Campus Party Brasil.

"É um encontro entre comunidades da internet. Gente que lê e que elabora blogs, games, aplicativos, sistemas. Trata-se de uma grande fonte de inovação e ideias. Um tipo de caos criativo", explica Mario Teza, um dos organizadores do evento. Portanto, quem pensa que a Campus Party é só uma grande lan house, está enganado.

De acordo com o organizador, empresas ficam de olho nos jovens participantes, que criam produtos e soluções para o mercado. Também é possível aprender, e muito. "É mais do que aulas, porque tem interatividade. São 12 áreas onde acontecem atividades simultâneas (confira o que vai rolar em 2011 nesta página) sobre vários temas, como sustentabilidade, empreendedorismo e até astronomia."

CAMPUSEIROS

São chamados assim os participantes que acampam por lá durante a feira. Para este ano foram 6.500 inscritos (as vagas já estão esgotadas) de todos os lugares do Brasil.

Os campuseiros ganham barracas e seguem uma agenda programada. Nos acampamentos rola muita bagunça e diversão (leia abaixo o depoimento de um campuseiro), principalmente, no tempo livre entre uma atividade e outra. Tem shows, apresentações de Cosplays e acesso livre à internet, claro.

E quem pensa que os campuseiros são apenas homens, enganou-se novamente. Pelo menos 35% é de público feminino. "Cada vez mais cresce a participação das mulheres", ressalta o organizador, que aponta outro lado positivo da Campus Party. "É a oportunidade para os internautas que se conhecem há muito tempo no mundo virtual, finalmente, ficarem cara a cara. Já rolou até namoro por causa disso e um casamento entre campuseiros está previsto."

Al Gore e realidade virtual

A Campus Party é conhecida por trazer sempre novidades. A edição de 2011 não poderia ser diferente. O maior destaque fica por conta da presença de Al Gore, ex-vice presidente dos Estados Unidos e Nobel da Paz, e Steve Wozniak, co-fundador da Apple. São palestras imperdíveis.

Não dá para não participar do movimento ‘por algo melhor'CF51 (#somethingbetter), que vai reunir voluntários para atuar com a Fundação WWW em países necessitados.

Tem ainda game jam, cujos participantes vão criar e apresentar um jogo; dicas para criar um foguete, manhas para usar telescópio e observação do céu; os campuseiros vão aprender a usar sucata tecnológica e a ganhar dinheiro com blogs e games; vão analizar o festival SWU e julgar os piores layouts da internet; e ainda vão participar de mesa redonda sobre quadrinhos e design.

Para quem não conseguiu reservar vaguinha no acampamento, há a área Expo para o público, onde será apresentado a Leonard3Do, ferramenta que permite que qualquer pessoa crie objetos em terceira dimensão. Basta usar a imaginação e dar vida aos mais divertidos personagens. A entrada nessa área é gratuita e fica aberta de 18 a 22, das 10h às 21h. Informações:www.campus-party.com.br

Relatos de um campuseiro

Há dois anos, Leonardo Martinetto Ferreira, 18 anos, arranja tempo para acampar na Campus Party. O ingresso deste ano já está mais do que garantido. Mas por que ele curte tanto?

"Além de ficar de olho na minha área, de simulação de vôos, me interesso por robótica, pelas criações, batalhas de robôs, entre outras atrações", conta o garoto, que acreditava no começo que a Campus Party era só para nerds. "É para as pessoas que buscam algum interesse maior na internet, que não seja Orkut ou MSN. Nunca foi restrito."

Leonardo conta também que encara a festa como uma verdadeira reunião de tribos, que utiliza a internet e tecnologia para obter conhecimentos, cada um na sua área. Além disso, é uma grande oportunidade de conhecer gente nova e se encontrar com amigos virtuais. "Você escuta a voz de uma pessoa praticamente todos os dias no computador e ter a chance de ver e interagir com ela é ótimo."

O garoto ainda destaca que a Campus é um bom local para paquerar. "Quando junta homens e mulheres em barracas por longos períodos de tempo, isso é natural (risos)." Para esta edição, Leonardo espera ver uma grande interação e os convidados superaguardados, como Al Gore.

Dicas de quem já foi

Não tem a mínima ideia do que é o evento, mas já embarcou nessa? Antes de ir, confira dicas de alguns campuseiros:

- Aproveite tudo o que o Campus Party pode oferecer de conhecimento e tente dar um pulo na maior quantidade de áreas e atividades.

- Faça um roteiro com os dias e horários do que não quer perder nem por um decreto.

- Se for com um grupo de amigos, não fique restrito a ele. Socialize o máximo que puder.

- Curta a rápida conexão para dividir a experiência com outros internautas.

-  Leve na bagagem somente o necessário para sobreviver durante sete dias. Não esqueça da máquina fotográfica de jeito nenhum.

- É tentador, mas não deixe de se alimentar e fazer a higiene, por favor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;