Internacional Titulo
Americanos treinam unidade do exército iraquiano
Da AFP
15/06/2003 | 14:53
Compartilhar notícia


Oficiais americanos começaram a treinar uma unidade do novo exército iraquiano em um campo situado nas imediações de Dohuk, 55 km ao norte de Mossul, no Curdistão iraquiano.

A rede de televisão KTV, do Partido Democrático do Curdistão (PDC) de Masud Barzani, exibiu este domingo imagens dos treinos de uma unidade composta por quase 130 membros, 90 deles árabes, incluindo soldados do exército do antigo regime de Saddam Hussein, no campo de Zaweta, sob a supervisão de oficiais americanos.

No dia 2 de junho, o administrador civil americano no Iraque, Paul Bremer, anunciou que no final do mês seriam recrutados os primeiros integrantes do novo exército iraquiano, depois dos protestos dos ex-soldados desempregados.

Uma das autoridades da coalizão anglo-americana já havia informado que o novo exército não terá mais do que entre 40 mil e 50 mil homens, 10% de seus efetivos durante o regime de Saddam Hussein.

Bremer anunciou em 23 de maio a dissolução das Forças Armadas, dos serviços de segurança e de vários ministérios, incluindo o da Defesa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;