Cultura & Lazer Titulo
Editora lança série 'Fique por Dentro'
João Marcos Coelho
Especial Para o Diário do Grande ABC
01/07/2001 | 17:44
Compartilhar notícia


O livro trava uma luta de vida e morte com os meios audiovisuais e a informática na dura disputa por leitores. Principalmente os das novas gerações, a criançada que nem bem tira as fraldas e já é bombardeada pelos Pokemons da vida.

Trata-se de uma guerra claramente desigual, porque os meios audiovisuais são muito mais sedutores. Não exigem nenhum tipo de ação a não ser ficar apalermado diante de uma telinha recebendo os inputs.

Mas nem tudo está perdido. Agora, quando adultos, adolescentes e crianças já estão convivendo há bom tempo com esta realidade, já se nota que ninguém gosta de ler texto na telinha do micro (pesquisas indicam que todo mundo “printa” os artigos que interessam para ler depois sob a forma de letra impressa.

A Cosac & Naify, uma das mais arrojadas editoras brasileiras da atualidade, entra nesta briga com quatro livrinhos preciosos que certamente vão capturar muitos leitores e contribuir para formar novas gerações deles. A série Fique Por Dentro está chegando às livrarias com os quatro primeiros títulos, a R$ 24 cada: Fique por Dentro da Internet, Fique por Dentro da Ecologia, Fique por Dentro da Genética e Fique por Dentro da Filosofia.

Visualmente, eles imitam os antigos almanaques que continham todo tipo de informação – das mais saborosas àquelas totalmente inúteis. Muitas vinhetas e ilustrações, palavras-chaves definidas em destaque etc. Só que, em termos de conteúdo, eles são sensacionais, porque unem uma linguagem que é a um só tempo facílima de entender e também rigorosa do ponto de vista conceitual.

Uma proeza que só os ingleses poderiam conseguir. A coleção é traduzida da Ivy Press de Londres, e pratica com inteligência os princípios básicos da chamada filosofia analítica tão cultivada na Grã-Bretanha. Isto é, em todos os temas, parte-se sempre do senso comum e das perguntas mais corriqueiras, e aos poucos as informações e conceitos vão se refinando. É o caminho oposto ao da filosofia européia tradicional (alemã e francesa), que prefere ensinar filosofia a partir do estudo da história seqüencial dos filósofos e seus sistemas. E, sem dúvida, o modo mais sedutor para quem jamais estudou filosofia, mas alimenta a curiosidade natural do ser humano pelas grandes questões – de onde viemos, para onde vamos etc.

Bem, estamos falando muito de filosofia, mas é necessário porque este é o enfoque dos quatro livros agora lançados – e também dos próximos, que vão tratar dos sonhos, astronomia, evolução e física moderna.

O livro sobre filosofia começa assim: “A filosofia, num sentido muito simples, diz respeito ao exercício da curiosidade e ao de fazer perguntas. As pessoas fazem filosofia, tal como nós ocidentais entendemos, há cerca de 3 mil anos. Mas que tipo de perguntas fazem os filósofos? E quais são as respostas que obtêm? E o que isso tem a ver com você? Perguntas, perguntas. Bem, comecemos do início.” Fácil de entender, não?

Dê uma olhada nas ilustrações e nos trechos selecionados dos quatro livrinhos espalhados por esta página. E mate sua curiosidade. Leia os quatro. Ou ao menos aquele cujo tema o interessa particularmente. Se ficar na dúvida, comece com o de filosofia. É sensacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;