Memória Titulo
Um jornal no sobradão: O Município

Outra foto inédita oferecida à Memória pela família Freire, dona do sobrado central de Santo André que abrigou o Nosso Bar: é uma foto da década...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Outra foto inédita oferecida à Memória pela família Freire, dona do sobrado central de Santo André que abrigou o Nosso Bar: é uma foto da década de 1930 com a placa de O Município, semanário que então circulava na cidade e região.

Pesquisa do jornalista Valdenizio Petrolli indica que O Município circulou pela primeira vez em 30 de maio de 1937, dirigido pelo jornalista João Netto Caldeira, autor de um livro clássico sobre a história local, Álbum de São Bernardo, do mesmo ano de 1937.

Petrolli confirma que a primeira sede de O Município foi mesmo no casarão histórico da Avenida Queirós dos Santos, nº 34, esquina com a Rua Bernardino de Campos. O segundo endereço do jornal foi a Rua Senador Flaquer, 26, e o terceiro a Avenida Dom Pedro II, 159.

Anteriormente, neste sobrado, funcionou a redação de outro semanário, Folha do Povo, de Nicolau Antonio Arnoni - não confundir com a segunda Folha do Povo, de Paulo Zing, que circulou em Santo André entre as décadas de 1940 e 1960 e por alguns anos circulou diariamente.

NA PRÓXIMA SEMANA

Um desenho em bico de pena do sobradão do Nosso Bar feito por Nelson Cardoso Franco. E uma crônica do mesmo autor que assinala a importância do espaço para a História de Santo André. Um imóvel realmente histórico que pode e deve ser revitalizado e preservado.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 11 de dezembro de 1979

Manchete - Para Delfim (Neto, ministro do Planejamento), pacote trará benefícios ao País no próximo ano.

Anapemei (Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas) pede a formação de uma comissão de especialistas para estudar o pacote.

Sindicalismo - Metalúrgicos param na Otis e na Cofap, em Santo André.

Advogados - Antonio Possidonio Sampaio assume presidência da Associação em Santo André; substitui no cargo a Fayes Rizek Abud.

Editorial - Semasa aniversaria, a festa é do prefeito.

Diadema - Nem numeração nas casas existe no Jardim Bairro Noevo.

Comércio - Isnard chega a São Bernardo.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Petróleo, Concex, Sindipeças e pacto social.

Futebol - Decisão entre Santo André e Marília será em Bauru.

Comportamento - Calor agrava e quatro morre afogados na Billings.

Polícia - Fechada rinha de galos de briga em Ribeirão Pires.

Rotary, ano 60

Fundado em 11 de dezembro de 1949, o Rotary Santo André celebra hoje 60 anos. Trinta anos atrás foi tema de reportagem no Diário, a exemplo do que ocorreu no último domingo, no texto do jornalista Evandro Enoshita, que entrevistou o atual presidente, Marco Valente.

Em 1979, o primeiro clube de serviço do Grande ABC celebrava 30 anos com o lançamento de um carimbo comemorativo pelos Correios. E o presidente Rubens Awada traçava um perfil histórico do Rotary. Infelizmente não temos o nome do jornalista que o entrevistou.

O que Rubens Awada falou:

1 - Quando o Rotary foi fundado, Santo André ainda era um fim de mundo e o vigário, assim como as famílias tradicionais, não aceitavam sequer a ideia, achando que no mínimo era coisa de comunista.

2 - Mas o tempo foi passando e as pessoas começaram a entender o objetivo da existência do Rotary como um clube de serviço, passando a aceitá-lo e até fazendo parte do grupo rotariano.

Em 1979, José Raul Poletto e Elias Aron Awada, dois dos fundadores do Rotary de Santo André, foram homenageados com o título Paul Harris (fundador do Rotary Internacional).

Engenheiros e arquitetos

Nesta sexta-feira, dia também dedicado à categoria, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santo André realiza almoço de confraternização comemorativo aos seus 20 anos. A entidade foi fundada em 19 de dezembro de 1989, no início para agregar os profissionais da Prefeitura. Marcos Silva é o atual presidente.

EM 11 DE DEZEMBRO DE...

1809 - Começam as operações do Banco do Brasil.

1944 - Criado o Aero-Clube de Santo André.

1949 - Chega ao Parque das Nações, em Santo André, uma imagem de Santo Antonio trazida da Itália e colocada na matriz provisória da Paróquia do Nosso Senhor do Bonfim.

1961 - Constituído o Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo.

MUNICÍPIO PAULISTA

1926 - Duartina foi elevado a município em 11 de dezembro de 1926, separando-se de Piratininga. O nome é em homenagem a um antigo bispo de Botucatu, Dom Carlos Duarte da Costa. A cidade é considerada a Capital da Seda.

HOJE

Dia Mundial da Asma, Dia da Infantaria, Dia do Agrônomo e do Engenheiro Agrônomo, Dia do Engenheiro Civil, Dia do Arquiteto e Dia do Tango, que homenageia o cantor Carlos Gardel, que nasceu neste dia, em 1890, em Toulouse, França.

SANTOS DO DIA

Bársabas, Damaso I, Eutíquio, Hugolino Magalotti e Pedro de Sena.

Dâmaso nasceu em Guimarães, Portugal, em 305. Era irmão de Santa Irene. Sucedeu ao papa Líberio e governou a Igreja de 366 a 384.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;